O QUE FAZER SE SEU GATO CONTINUA URINANDO CONTRA A PAREDE?

0
245

MUNDO PET 

Embora seja frustrante, não é incomum um gato urinar fora da caixa de areia. 

Micção indesejada, onde um gato faz xixi repetidamente contra a parede ou outras superfícies verticais da casa – pode ser uma reação natural para o seu gato, mas pode ser perturbadora para os pais do animal de estimação. Portanto, quando isso acontecer, é importante descobrir os motivos e resolver ou redirecionar!

Marcação de território ou micção indesejada? Como saber a diferença

Primeiro, precisamos entender a diferença entre marcação de território ou ‘pulverização’ e micção indesejada / fazer as necessidades dentro de casa. 

A marcação/pulverização de urina é uma forma de “comunicação” do gato. Frequentemente, a pulverização de urina dentro de casa é uma resposta a situações estressantes e pode ser um sinal de que seu gato não se sente totalmente seguro. A pulverização de urina também é um marcador para mostrar o território de um gato. Particularmente do lado de fora, você pode ver um gato “borrifando” em árvores, arbustos, cercas e outros objetos. Isso é típico! Eles estão alertando outros gatos de sua presença e a área que eles reivindicam como seu espaço. Os gatos também podem usar a marcação de território para que outros gatos saibam quando eles estão procurando um companheiro.

No entanto, a micção indesejada é diferente de “borrifar” ou “marcar território”. Vamos explorar:

MARCAR TERRITÓRIO

Se vir o seu gato parado com a cauda levantada (pode também estar tremendo) e uma pequena quantidade de urina for pulverizada para trás sobre uma superfície vertical, eles estão borrifando urina para marcar seu território. Os lugares típicos são: contra uma parede perto de uma porta, janela ou em cortinas ou sofá.

Ao marcar, a urina de um gato tem um cheiro acre. Isso ocorre porque a urina é concentrada e também contém substâncias químicas de comunicação extras que têm um cheiro forte para os humanos. Eles comunicam mensagens a outros gatos, como ‘estou aqui’ ou ‘sou um gato macho’!

 Como sabemos, gatos não gostam de mudanças  e qualquer mudança em casa ou na rotina diária pode deixá-lo inseguro, levando à marcação de território. Por exemplo, trazer novos itens para casa pode deixá-los ansiosos, então eles podem marcar com urina o item ou algum lugar próximo para se sentirem mais seguros.

 Além disso, muitas vezes, um gato que faz marcação de uma parede ou outra superfície vertical com urina, ainda usará sua caixa de areia para urinar e defecar.

RAZÕES PARA MARCAÇÃO DE TERRITÓRIO

Qualquer mudança na rotina de um gato ou em casa pode ser estressante para um gato, e, portanto, podem iniciar com a marcação de território. Isso pode variar desde a chegada de um novo bebê  ou de outro gato em casa, receber visitas, ou mesmo redecorar.

Dicas para ajudar seu gato a parar de marcar território 

Assim que você notar a marca de urina do seu gato, é importante que você limpe imediatamente – quanto mais rápido você agir, melhor. Isso deve ajudar a evitar que seu gato se sinta encorajado a repetir o comportamento.

  •  Se a marca for recente e estiver em uma superfície dura, seque-a bem e limpe com um produto de limpeza que não seja à base de amônia. (A amônia pode cheirar a urina e encorajar seu gato a voltar).
  • Se a marca for em móveis macios, isso pode ser mais complicado, mas use um produto à base de enzima apropriado para o tecido e deixe-o fazer sua mágica antes de aspirar a área.
  • Crie um ambiente reconfortante usando FELIWAY no cômodo onde eles estão pulverizando, e você pode usar FELIWAY Classic Spray em áreas marcadas com urina para ajudar a evitar que seu gato volte a marcar novamente.

Fazer as necessidades dentro de casa / micção indesejada

Existem muitas razões comportamentais diferentes para um gato começar a urinar em outras áreas além da caixa de areia – frustração ou estresse podem resultar em um gato mudando seus hábitos de urinar. 

Se você observar seu gato agachado e urinando em uma superfície horizontal, como um tapete , almofadas, sua cama  – ou, de fato, qualquer outro lugar fora da caixa de areia – essas são as necessidades fisiológicas que ele faz dentro de casa (ao invés de marcação de território). 

Motivos que os levam à fazer suas necessidades dentro de casa / micção indesejada

  • Razões médicas: seu gato pode ter uma infecção do trato urinário, pedras ou cristais na bexiga ou uma doença inflamatória. Gatos que estão bebendo mais porque têm doença renal ou hepática, ou diabetes, podem urinar mais. Se você perceber que seu gato mudou repentinamente de comportamento ou não está usando a caixa de areia como faria normalmente, leve-o a um veterinário para determinar se alguma dessas doenças se aplica.
  • Razões comportamentais: a caixa de areia pode não estar no local certo e estar deixando seu gato desconfortável ao usá-la – por exemplo, pode ser muito pequena, muito perto de máquina de lavar, ou em algum outro lugar que não seja discreto e onde tenha muito barulho. Ou talvez eles não gostem do substrato; ou seu gato pode estar envelhecendo e está tendo dificuldade para entrar e sair da caixa.

Dicas para ajudar a evitar que eles façam suas necessidades dentro de casa / micção indesejada

Considere quaisquer mudanças que possam ter acontecido recentemente em casa que coincidam com o fato de seu gato começar a urinar fora da caixa de areia – há algo que você possa fazer para ajudar seu gato com essa mudança? Talvez você precise limitar o acesso a uma sala recém-decorada até que os cheiros fortes se dissipem ou conecte FELIWAY na sala para ajudá-los a se sentir em casa.

 Se você tem um gato que só vive dentro de casa ou um gato que às vezes sai de casa, uma caixa de areia deve sempre estar dentro de casa, pois pode haver momentos em que seu gato não consegue chegar onde quer fazer suas necessidades (devido ao clima, outros gatos ou mudanças na paisagem, etc.).

 Se você descobrir que seu gato começou a sujar a casa ou urinar fora da caixa de areia, existem várias etapas que você pode seguir:

  •  Limpe e bloqueie as áreas onde seu gato sujou.
  • Use FELIWAY para ajudar o seu gato a se sentir seguro em casa. Isso também promoverá a harmonia entre os gatos, se você tiver uma casa com vários gatos.
  • Certifique-se de que haja acesso fácil à caixa de areia o tempo todo e considere ter mais de uma caixa em cômodos diferentes. Os gatos gostam de fazer suas necessidades em lugares tranquilos, que pareçam seguros!
  • Verifique se você tem várias caixas se tiver uma casa com vários gatos. Gatos não gostam de compartilhar – todo gato deve ter pelo menos uma caixa de areia, cada uma em áreas separadas.
  • Tente encontrar um substrato de areia que seu gato goste. Alguns gatos preferem uma caixa sem cheiro com uma consistência de areia fina, outros gostam de madeira ou serragem. Use diferentes substratos em diferentes caixas para descobrir qual delas eles usam mais.
  • Certifique-se de que a caixa de areia é grande o suficiente. Seu gato deve ser capaz de se virar dentro dela, deve ser profunda o suficiente para conter substrato em quantidade suficiente e deve haver acesso fácil para entrar – essa verificação é particularmente importante se você tem um gato mais velho.
  • Não use produtos de limpeza com cheiro forte ou isso pode afastar seu gato de usar a caixa de areia. Lembre-se, seu gato tem um olfato muito sensível!
  • Limpe a caixa e troque o substrato regularmente.
  • Tente mover a caixa de areia para a área onde seu gato escolheu urinar de maneira indesejada (após a limpeza, é claro!). Pode ser que eles prefiram aquele lugar!
  • Mantenha a rotina do seu gato o máximo possível e certifique-se de que outros recursos importantes não sejam perturbados – por exemplo, certifique-se de que eles sempre tenham acesso a suas tigelas de comida e água, seus esconderijos e que seu tempo individual com você continue.
  • Nunca puna seu gato por urinar fora da caixa de areia – eles não estão fazendo isso para te irritar, e a punição pode piorar o problema.

(Patrocinado – texto e imagens fornecidos por Felliway)