PALESTRAS ABORDARAM ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL E SAÚDE INTEGRAL

0
208

Evento ocorreu ontem, 18 de outubro, e foi acompanhado por dezenas de pessoas. No total, foram três palestras ministradas por especialistas, com o objetivo de auxiliar as pessoas a terem saúde integral e longevidade com qualidade física, emocional e espiritual.

 

Durante toda a manhã desta quarta-feira (18/10), dezenas de pessoas acompanharam o evento ‘Envelhecimento Saudável em Pauta’. 

Foram três palestras ministradas por especialistas com o objetivo de auxiliar as pessoas a terem saúde integral e longevidade com qualidade física, emocional e espiritual. O evento foi realizado pela SoLive, em parceria com a Prefeitura de Cotia, no auditório do Paço Municipal, e contou com a presença da vice-prefeita de Cotia, Ângela Maluf.

 A primeira palestrante foi Gabriela Raggi, fisioterapeuta pós-graduada em Geriatria e Gerontologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Terapeuta Ayurveda, formada em Hatha Yoga. 

Gabriela trouxe informações sobre cuidados com a saúde física e mental, frente à crescente expectativa de vida da população. “O que vamos fazer com esta vida mais longa?”, indagou, para explicar que exercitar o corpo e a mente são fundamentais para uma vida longínqua e saudável. E como aliados estão: alimentação balanceada, qualidade no sono, atividades físicas, leitura, meditação, aprendizado de novas habilidades, entre outros.

 Na sequência Mônica Louvison, bióloga, acupunturista, consteladora e terapeuta discorreu sobre a origem das dores, os bloqueios e as soluções naturais para isso. “Temos que reclamar menos, clamar = suplicar, re = repetir. Melhor focar na saúde”, alertou. 

Ela destacou a importância da meditação para se conectar ao presente e da reprogramação da mente: lembrar de momentos felizes, ajustar hábitos de vida, fazer leitura, caminhada e pautou os benefícios do Reiki como ajudadores no combate à ansiedade e depressão.

 Para fechar a programação, a advogada Marli Martins da Silva, com especialização em direito ambiental e doença do trabalho, pós-graduada em Naturopatia pela UNIP falou sobre o uso de ervas naturais e óleos essenciais para qualidade de vida. “A planta que temos que ter em casa é o alecrim para acordar, para memória e para alegria. E para dormir, a lavanda e a camomila”, disse. “São medicamentos naturais e baratos. Tudo que a natureza nos dá é para o nosso uso”, completou. Marli atua com terapias integrativas como aromaterapia, cromoterapia, auriculoterapia, Reiki e Florais de Bach.

 Presente ao evento, Kelen Garcia, presidente do Conselho Estadual do Direito da Pessoa Idosa e administradora da ASSA, instituição parceira do município no atendimento da pessoa idosa, falou da importância da palestra. 

 Fotos: Juliano Barbosa