PIS/PASEP: DATAPREV FAZ REPROCESSAMENTO E DIVULGA NOVA LISTA

0
651

O governo federal concluiu o reprocessamento dos dados que servem de base para o pagamento do abono salarial em 2022. Os trabalhadores que ainda não receberam o benefício poderão consultar se têm direito ao pagamento a partir desta 4ª feira (16.mar.2022). Segundo o Dataprev, até 1,9 milhão de pessoas tiveram seus dados revistos e poderão ser contempladas na 2ª lista.

pagamento do abono salarial do PIS/Pasep começou em 8 de fevereiro e vai até 31 de março. No entanto, alguns trabalhadores que costumavam receber vinham reclamando que desta vez não tiveram direito. Em 19 de fevereiro, a Dataprev anunciou o reprocessamento de dados.

 “Devido a inconsistências de informações da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais)– enviadas pelas empresas –, foi necessário realizar um reprocessamento mais apurado das informações, trabalho em curso pela Dataprev. O objetivo é garantir o correto direito dos trabalhadores e evitar a necessidade de pedidos de revisões adicionais”, anunciou a Dataprev –empresa de tecnologia da informação do governo federal.

Segundo a empresa,  os cadastros de 1,9 milhão de trabalhadores apresentaram a necessidade de processamento adicional. A empresa disse ter concluído o reprocessamento na 3ª feira (15.mar).

Os resultados serão disponibilizados nesta 4ª feira (16.mar) por meio do portal Gov.br ou do aplicativo da carteira de trabalho digital.

3,5% DOS CADASTROS

Segundo a Dataprev, esta é a 1ª vez que o governo federal usa os registros do e-Social para identificar os trabalhadores que têm direito ao abono salarial. A empresa informou que só 3,5% dos cadastros precisaram de um novo processamento.

Ao todo, 55 milhões de trabalhadores tiveram seus dados avaliados pela Dataprev. Desses:

  • 22,7 milhões receberão o abono salarial;
  • 30,4 milhões foram considerados inelegíveis ao benefício;
  • 1,9 milhão apresentaram necessidade de processamento adicional.

ABONO SALARIAL

O abono salarial do PIS/Pasep pago em 2022 diz respeito ao ano-base 2020. Têm direito ao benefício:

  • quem trabalhou pelo menos 30 dias com carteira assinada em 2020;
  • recebeu uma média de até 2 salários mínimos por mês em 2020;
  • está inscrito no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos;
  • teve os dados informados corretamente ao governo pelo empregador.

O abono salarial do PIS é pago a trabalhadores da iniciativa privada pela Caixa Econômica Federal. Já o abono do Pasep é pago a funcionários públicos pelo Banco do Brasil.

O benefício pode chegar ao valor de um salário mínimo, que é de R$ 1.212 em 2022. O trabalhador recebe R$ 101 por cada mês trabalhado –o mês é contabilizado como integral a partir de 15 dias. Calcule aqui quanto você pode receber do abono do PIS/Pasep.