OS 10 LIVROS MAIS VENDIDOS DA AMAZON; COLLEEN HOOVER LIDERA A LISTA

0
223

A lista dos livros mais vendidos na Amazon em 2023 ainda conta com nomes como Matt Haig, Carla Madeira e Junior Rostirola

A Amazon e o Kindle Direct Publishing (KDP) divulgaram a lista dos livros mais vendidos de 2023. 

Sem muita surpresa – e pelo segundo ano consecutivo – a lista é dominada por Colleen Hoover, que tem quatro obras no top 10. Além disso, a lista trouxe este ano menos nomes nacionais em comparação com 2022.

O anúncio ocorreu durante a ação Amazon.com.br e Livros: 2023 de A a Z, realizada no Shopping Eldorado, em São Paulo, e que reuniu convidados para conferir a ativação presente no local. 

O encontro contou com um bate-papo com Ricardo Perez, gerente-geral de livros da Amazon Brasil, que além de anunciar os livros mais vendidos, falou sobre o ano de 2023 para a varejista.

“Uma curiosidade da lista desse ano é que todos os títulos não foram lançados este ano. Isso reforça algo que a Amazon sabe fazer bem, que é dar visibilidade aos livros fundos de catálogo”, ressaltou Ricardo.

  • É assim que começa (Galera), por Colleen Hoover – Trad.: Priscila Catão
  • A biblioteca da meia-noite (Bertrand), por Matt Haig – Trad.: Adriana Fidalgo
  • É assim que acaba: 1 (Galera), por Colleen Hoover – Trad.: Priscila Catão
  • O homem mais rico da Babilônia (HarperCollins), por George S Clason – Trad.: Luiz Cavalcanti de M. Guerra
  • Verity (Galera), por Colleen Hoover – Trad.: Thaís Britto
  • Todas as suas (im)perfeições (Galera), por Colleen Hoover – Trad.: Adriana Fidalgo
  • Como fazer amigos e influenciar pessoas (Sextante), por Dale Carnegie – Trad.: Livia de Almeida
  • Tudo é rio (Record), por Carla Madeira
  • Os segredos da mente milionária (Sextante), por T. Harv Eker – Trad.: Pedro Jorgensen Junior
  • A psicologia financeira (HarperCollins), por Morgan Housel, Clapp Roberta, e outros. – Trad.: Bruno Fiuza
  • Hábitos atômicos (Alta Life), por James Clear – Trad.: Wendy Campos
  • Perigoso! (Ciranda Cultural), por Tim Warnes
  • Pai rico, pai pobre – edição de 20 anos atualizada e ampliada (Alta Books), por Robert T. Kiyosaki
  • Café com Deus Pai (Editora Vida), por Júnior Rostirola
  • Mais esperto que o Diabo (Citadel), por Napoleon Hill
  • A mandíbula de Caim (Intrínseca), por Edward Powys Mathers, Torquemada, e outros – Trad.: Myra Marlple
  • Os sete maridos de Evelyn Hugo (Paralela), por Taylor Jenkins Reid – Trad.: Alexandre Boide
  • A garota do lago (Faro), por Charlie Donlea
  • A revolução dos bichos: Um conto de fadas (Companhia das Letras), por George Orwell – Trad.: Heitor Ferreira
  • Pré-Escrita – Coleção aprenda em casa (Todolicvro), por Vários Autores
  • O livro que você gostaria que seus pais tivessem lido (Fontanar), por Philippa Perry – Trad.: Guilherme Miranda
  • A hipótese do amor (Arqueiro), por Ali Hazelwood – Trad.: Thaís Britto
  • A paciente silenciosa (Record), por Alex Michaelides – Trad.: Clóvis Marques
  • O lado feio do amor (Galera), por Colleen Hoover – Trad.: Priscila Catão
  • O Deus que destrói sonhos (Thomas Nelson), por Rodrigo Bibo

No evento também foi lançado o e-book Um Natal à brasileira: Delícias na mesa para celebrar com sabor, livro solidário de receitas natalinas que fazem parte da memória afetiva de grandes representantes da gastronomia nacional. 

O projeto é uma iniciativa social realizada por meio do Kindle Direct Publishing e toda a receita gerada com a sua venda, que seguirá sendo comercializado após o período de festas, será doada à ONG Casa do Zezinho, espaço de oportunidades de desenvolvimento para crianças e jovens que vivem em situação de alta vulnerabilidade social. Atualmente a ONG atende 1,3 mil crianças.

Um Natal à brasileira – organizado pela crítica e curadora gastronômica Luiza Fecarotta – reúne nomes relevantes da gastronomia brasileira que compartilharam pratos referentes ao Natal. “A capa desse livro é divertida e o livro é inclusivo, dá possibilidades para que mães e crianças possam fazer as receitas”, comentou Dagmar Rivieri, a Tia Dag, fundadora da Casa do Zezinho. Aproveitando a ocasião, a Amazon também presenteou a ONG com 200 livros infantis doados pelas editoras Culturama, Online, Bicho Esperto, Panda Books, Nobel, DCL e Todolivro.

Desde o norte até o sul do país, o título reúne os chefs Helena Rizzo, Moacir Santana, Roberta Sudbrack, Fabrício Lemos, Thiago Castanho, Paulo Machado, Elisa Fernandes e também os criadores de conteúdo Ana e Zé do blog Do Pão ao Caviar, e os autores KDP, José Miguel e Mirlla Muniz e traz receitas especiais que marcaram a memória afetiva desses representantes da gastronomia nacional. Estes grandes nomes, abraçaram esta causa e gentilmente participaram deste projeto, com seu talento, cedendo os valores de sua participação ao projeto.

Ao todo, o e-book conta com dez receitas, sendo desde de entradas, pratos principais, acompanhamentos e sobremesas, que são guiadas com o passo a passo descrito pelos chefs e autores.

2023 PARA A AMAZON BRASIL

Ao falar sobre o ano de 2023 para a Amazon, Ricardo Perez resumiu em dois pontos principais: eventos e prêmios.

Este ano empresa realizou a 8ª edição do Prêmio Kindle de Literatura, em parceria com a Record e TAG – Experiências Literárias; o concurso literário Um conto inesquecível, ação lançada junto com a estreia de Um ano inesquecível, primeira franquia de filmes Originais Amazon; e o Prêmio Amazon de Literatura Jovem, lançado em parceria com a HarperCollins. “Entendemos que é um segmento literário que está crescendo muito e que devemos dar atenção”, disse Ricardo.

Além dos prêmios, a Amazon realizou também a 9ª edição da Book Friday, com descontos nos livros de até 70%. “Fizemos uma antecipação muito trabalhada, tivemos conversas antes com influenciadores para que eles pudessem falar com seus públicos, acho que foi um acerto fantástico”, comentou Perez.

Outros destaques da varejista incluem a participação na Bienal do Livro Rio, onde realizou 35 palestras literárias, com a presença de 128 escritores e profissionais do mercado, especialistas e professores, dando destaque para o Kindle Direct Publishing; além de ações na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), também com destaque para os autores KDP.

Dá para perceber que procuramos investir bastante em ações focadas no KDP, porque entendemos que é uma forma de trazer novos autores para a plataforma”, reforçou Perez.

Vale ressaltar que desde outubro a Audible iniciou sua operação no Brasil e desde então também tem realizado ações para divulgar os audiolivros no país.

(Da redação, com conteúdo de publishnews.com.br. Foto: Amazon.com.br e Livros: 2023 de A a Z – Espaço no Shopping Eldorado – divulgação)