ONÇA JANAINA APARECE COM TRÊS NOVOS FILHOTES 

0
327

 Onça-pintada, que vive no Parque Nacional do Iguaçu, é monitorada pelo Projeto Onças do Iguaçu e foi avistada pela primeira vez em maio de 2021, então acompanhada por dois filhotes, cujos destinos não se sabe. Agora, a notícia boa: a família aumentou com mais três filhotes, flagrados por armadilhas fotográficas

 

Difícil pensar numa notícia melhor para celebrar o Mês da Onça-Pintada e o dia delas, que é comemorado em 29 de novembro. Bem, a novidade vem lá do Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná. Armadilhas fotográficas instaladas na região pela equipe do Projeto Onças do Iguaçu flagraram a onça Janaina com três novos filhotes!

Fêmeas de onças-pintadas podem dar à luz a dois ou três filhotes, entretanto, o mais comum é serem apenas dois. Imagine então a felicidade de todos quando se depararam com as imagens dos três novos moradores do parque!

O Onças do Iguaçu faz o monitoramento das onças e consegue identificá-las através de suas rosetas, aquelas pintas/manchas na pele, já que cada animal apresente um padrão único delas, ou seja, elas funcionam como uma espécie de impressão digital.

Janaina foi avistada pela primeira vez em maio de 2021, acompanhada de dois filhotes, que na época tinham cerca de oito meses. Eles foram registrados mais algumas vezes com a mãe, como contamos nesta outra reportagem no ano passado, entretanto, desde então não foram mais observados. Não se sabe se dispersaram ou morreram.

E agora, para alegria geral, Janaina – que em tupi-guarani significa “protetora do lar”, aparece com esses três filhotes.

Os biólogos do Onças do Iguaçu conseguiram descobrir o sexo de dois deles, um macho e uma fêmea, que foram batizados de Catita Porã (moça bonita) e Caiapó (vida).

27 de novembro de 2023  Suzana Camargo

 

(5) Vídeo | Facebook video