PROTEÇÃO ‘ANTI-LADRÃO’ NO IPHONE: CONHEÇA NOVA FUNÇÃO DO IOS 17.3

0
293

A Proteção de Dispositivo Roubado do iPhone adiciona novas camadas de segurança ao celular, na tentativa de mitigar danos após perder o aparelho; veja como funciona

A função “anti-ladrão” do iPhone foi a principal novidade do lançamento do iOS 17.3, no dia 22 de janeiro. A Apple disponibilizou a atualização do sistema operacional com a função Proteção de Dispositivo Roubado, que adiciona uma camada extra de segurança quando terceiros tentam modificar as configurações do dispositivo. Quando a funcionalidade é ativada, a integração com o Face ID e Touch ID promete evitar a modificação de certas configurações do dispositivo. Além disso, um atraso de segurança será liberado caso seja detectado que o aparelho está em um local desconhecido. Confira a seguir mais detalhes sobre o assunto.

O que é a nova função Proteção de Dispositivo Roubado do iOS 17.3?

A Proteção de Dispositivo Roubado foi desenvolvida para oferecer uma camada extra de segurança ao iPhone, em casos onde as senhas do dispositivo sejam comprometidas, e coibir crimes contra o aparelho. Alguns criminosos têm facilidade para alterar códigos de segurança do ID Apple e essa brecha de segurança facilita o acesso a dados bancários e outras informações sensíveis da vítima.

Ao ativar o recurso de Proteção de Dispositivo Roubado, o sistema exige autenticação Face ID ou Touch ID para consultar senhas ou chaves de acesso salvas no iCloud, bem como para desativar o modo perdido e apagar conteúdos e configurações do iPhone.

Como a Proteção de Dispositivo Roubado protege o iPhone?

A nova camada extra de segurança, assim que é ativada, usa da autenticação pelo Face ID ou Touch ID para liberar o acesso de algumas funções, como acessar senhas e cartões de créditos armazenados. Anteriormente, era possível ver esses pontos apenas com a senha do aparelho. Agora, é permitido que as modificações sejam realizadas apenas com a biometria. Esse diferencial garante que somente o dono do dispositivo acesse esses recursos.

Outra função da Proteção de Dispositivo Roubado é o Atraso de Segurança, que detecta locais seguros — como casa e trabalho do usuário — e define quais requisitos de segurança adicionais serão exigidos em momentos em que o aparelho esteja em ambientes desconhecidos. Nesse caso, a ferramenta solicita que o usuário aguarde uma hora após a primeira biometria para que alterações de segurança sejam realizadas no aparelho. Será possível realizar as mudanças apenas após uma segunda autenticação pelo Face ID e Touch ID.

Segundo a Apple, essa camada de segurança impede que criminosos que saibam a senha do dispositivo realizem “alterações críticas” no aparelho e ID Apple, como alterar senha do ID Apple ou atualizar senha do iPhone, por exemplo. Ela também é ativada ao usar métodos de pagamentos salvos no Safari, e ao usar o iPhone para configurar um novo aparelho.

Como ativar a Proteção de Dispositivo Roubado no iPhone?

Passo 1. Para acessar a ferramenta, vá ao app “Ajustes”, e em seguida, clique em “Face ID e Código”, ou “Touch ID e Código”, em aparelhos anteriores ao iPhone X.

Passo 2. Em seguida, role a tela para baixo até encontrar a “Proteção de Dispositivo Roubado”. Por fim, clique em “Ativar Proteção”. Pronto, agora seu aparelho estará mais protegido contra roubos e furtos.

O novo modo funciona de forma automática, sem a necessidade de configurações específicas. A nova versão do iOS já está disponível para download.

 (Da redação, com informações e foto da Apple de Techtudo)