Restauro terá área aproximada de 40 campos de futebol em Jundiaí e tem como meta prioritária a recuperação da Bacia do Rio Jundiaí Mirim, principal manancial de abastecimento público da cidade
Um projeto municipal de recuperação ambiental em propriedades rurais já é responsável pelo restauro de uma área de aproximadamente 40 campos de futebol em Jundiaí (SP). Desenvolvido pela Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), da prefeitura da cidade, o “Programa Nascentes em Jundiaí” tem como meta prioritária a recuperação da Bacia do Rio Jundiaí Mirim, principal manancial de abastecimento público da cidade.
“São 40 hectares (400.000 m²) em processo de restauração ambiental com cerca de 50 mil mudas plantadas em 50 propriedades participantes, um crescimento de 35% em relação a 2018, quando 37 propriedades estavam em processo de recuperação”, avisa o prefeito Luiz Fernando Machado, que diz que outras três novas áreas também já estão prestes a iniciar o plantio de novas mudas. “Nosso programa tem inscrições abertas permanentemente para novas áreas”, completa o gestor.
Podem se inscrever proprietários rurais de áreas preferencialmente produtivas inseridas em zona rural ou urbana que possuam Áreas de Preservação Permanente desprotegidas (nascentes e cursos d’água) ou outras áreas onde haja a possibilidade de revegetação. Caso a área esteja apta a participar, será feito um mapa georreferenciado e o Diagnóstico Ambiental da propriedade, para que a área seja incluída no Banco de Áreas para Restauração (BARE).
“Para garantir uma boa qualidade de vida à nossa população, o desenvolvimento deve caminhar lado a lado com a preservação do meio ambiente, e este é um compromisso da nossa gestão”, conclui o prefeito Luiz Fernando Machado.
(Foto: Prefeitura de Jundiaí)
|