BALEIAS-SEI VOLTAM A SER AVISTADAS NA ARGENTINA DEPOIS DE UM SÉCULO
Também chamadas de baleias-boreal, as baleias avistadas na Argentina são as maiores criaturas encontradas nos oceanos, podendo medir até 15 metros de comprimento e pesar mais de 20 toneladas.
Também chamadas de baleias-boreal, as baleias-sei (Balaenoptera borealis) estão entre as maiores criaturas encontradas nos oceanos. A espécie, que pode medir cerca de 15 metros e pesar mais de 20 toneladas, é a terceira maior da família Balenopterídeo. Todavia, no início do século passado, assim como outras espécies desses cetáceos, as baleias-sei foram caçadas indiscriminadamente pela indústria baleeira.
Contudo, com a moratória global à caça comercial das baleias imposta pela Comissão Internacional de Baleias (IWC, na sigla em inglês), em 1986, pouco a pouco, esses animais voltaram a restabelecer suas populações e a explorar regiões onde originalmente eram observados.
É o caso da Patagônia, no extremo sul da Argentina.
Nos últimos anos tem aumentado o número de baleias-sei documentadas na Área Natural Protegida Punta Marqués, em Rada Tilly, Chubut, no Golfo San Jorge, especialmente nos meses de outono, quando elas são vistas com mais frequência. Com imagens feitas por drones, estima-se que na alta temporada, de março a junho, sejam mais de 2.700 indivíduos presentes nessas águas para descansar e se alimentar.
Várias organizações argentinas trabalham em parceria para fazer o monitoramento da espécie na região. Um dos projetos sendo realizados é a identificação de cada baleia, possível graças ao padrão de manchas em seu dorso, único para cada indivíduo.
“A mancha clara no dorso em” forma de cunha, conhecido como Chevron, possui coloração e padrão únicos em cada baleia, permitindo a identificação dos indivíduos”, explica a equipe de conservação de Punta Marqués.
Desde 2019, a equipe da Punta Marques Área Protegida e o Proyecto de Investigación de Cetáceos – Golfo San Jorge já identificou mais de 150 baleias-sei.
Mais recentemente também, com apoio do projeto Pristine Seas da National Geographic, algumas baleias receberam rastreadores de satélite para que sua migração e distribuição possa ser estudada e acompanhada.
Apesar do aumento do número de baleias-sei, a espécie ainda é considerada ameaçada de extinção, e consta na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).
Asisista ao vídeo compartilhado pelos profissionais de Punta Marqués e que mostra toda a beleza desse gigante dos nossos oceanos e que ainda precisa de nossa proteção clicando em Identificando Ballenas Sei 🕵️🐳👇 Uno de los estudios que se llevan a cabo en conjunto entre @puntamarques y @proyecto_cetaceosgsj, es la id… | Instagram
(Fonte: conexaoplaneta.com.br/Foto de Área Nacional Protegida de Punta Marqués)