GLAUCOMA: ESPECIALISTA FALA SOBRE A DOENÇA QUE É A MAIOR CAUSA DE CEGUEIRA
O Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, marcado em 26 de maio, reforça a importância das visitas frequentes ao oftalmologista e do diagnóstico precoce da doença.
No Brasil, 80% dos casos de cegueira seriam evitáveis se fossem diagnosticados precocemente.. Neste cenário, o glaucoma é a principal causa dessa condição no país.
De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 2,5 milhões de brasileiros vivem com a doença, que é crônica, progressiva e silenciosa.
O Dr. Emílio Suzuki, médico oftalmologista e presidente da Sociedade Brasileira de Glaucoma, esclarece os principais fatos sobre a doença.
Principais sintomas
Um dos principais desafios do glaucoma é a sua natureza assintomática nos estágios iniciais, o que pode acarretar um diagnóstico tardio. “A doença pode se desenvolver durante meses ou anos silenciosamente, sem apresentar nenhum sintoma”, comenta o Dr. Emílio. “Quando o paciente passa a ter uma perda de visão e a esbarrar em objetos pela casa, é sinal de que a doença já está em estágio avançado.”
O primeiro sintoma a ser notado por pacientes é a perda da visão periférica, o que já indica o estágio avançado da doença. Depois, o campo visual vai estreitando gradualmente, até que o paciente tenha apenas uma visão tubular. Pacientes também relatam sentir diminuição da percepção de contrastes, dificuldade e lentidão para leitura, alteração na adaptação claro/escuro; além de vermelhidão nos olhos, aumento dos cílios, olho seco, entre outros.
“Por isso a importância de fazer visitas constantes ao oftalmologista. Com consultas e exames frequentes, é possível identificar a doença em seu estágio inicial e começar um tratamento o quanto antes, evitando maiores danos à visão do paciente”, completa.
Pesquisas mostram que 74% dos brasileiros[6] visitam o oftalmologista apenas em casos de algum incômodo da visão, com mais de 30%[5] alegando que nunca foram a esse especialista.
IMPACTO NO DIA A DIA DO PACIENTE
“O glaucoma é uma doença que surge devido ao aumento da pressão intraocular, podendo atingir pessoas principalmente a partir dos 40 anos”, comenta. “Muitas vezes, a perda da visão é confundida com o avanço da idade. O paciente acredita que, se já não enxerga tão bem, é porque não é tão mais jovem, que é algo natural, mas isso é um mito. Todos têm o direito de enxergar plenamente, independentemente da idade que têm.”
Além dos sintomas, a doença também possui um forte impacto na saúde mental de quem vive com ela. Dados mostram que 50% dos pacientes relatam sentir ansiedade em relação ao glaucoma e pelo menos 20% se preocupam em relação ao tratamento diário.
Os impactos do glaucoma também afetam a vida social e física de quem convive com ela: 30% dos pacientes relatam ter medo de quedas, com 50% alegando perda na capacidade de leitura. Além disso, outros números demonstram que 25% perdem a confiança de sair de casa sozinho[8], com 30% alegando perda de independência por conta da patologia. Alguns pacientes (35%) também contam que deixaram de fazer atividades físicas ou praticar esportes, assim como 40% têm a habilidade de dirigir afetada.
Tratamento
“Apesar de ser crônico e não ter cura, o glaucoma pode ser controlado, uma vez que o paciente receba o tratamento adequado e tenha acompanhamento contínuo”, explica o médico. Dentre as opções disponíveis, o paciente pode contar com o uso de colírios, medicamentos ou uso de laser.
“Existem novidades no tratamento da doença hoje, com a possibilidade de uso de colírios, medicamentos e até mesmo procedimentos micro invasivos que auxiliam fortemente no controle da pressão intraocular, em que o médico consegue ter um controle maior da progressão da doença e o paciente sente uma rápida melhora na qualidade da visão”, finaliza o presidente da Sociedade Brasileira de Glaucoma.
Sobre a AbbVie em Oftalmologia
Na AbbVie, estamos comprometidos em fazer com que a visão dure uma vida toda. Com um legado de mais de 75 anos em saúde ocular, temos orgulho de oferecer 125 produtos para cuidados oftalmológicos que ajudam a preservar e proteger a visão de pacientes em todo o mundo. Tratamos doenças da parte frontal até a posterior do olho, incluindo glaucoma, doenças da superfície ocular e doenças da retina.
Sobre a AbbVie
A missão da AbbVie é descobrir e fornecer medicamentos e soluções inovadoras que direcionem as questões de saúde da atualidade e enfrentem os desafios médicos do amanhã. Nos empenhamos para causar um impacto positivo na vida das pessoas em diferentes áreas terapêuticas, como Imunologia, Oncologia, Neurociência e Oftalmologia, além dos produtos e serviços do nosso portfólio de estética com a Allergan Aesthetics, uma empresa AbbVie. Começamos nossas operações no Brasil em 2014 e, desde então, já contamos com mais de 1.000 pacientes envolvidos em estudos clínicos, sendo que só em 2023 são mais de 40 projetos conduzidos no país, com mais de 200 centros e 200 cientistas envolvidos.
Para mais informações, acesse o nosso site www.abbvie.com.br e siga @AbbVieBrasil no Instagram e @AbbVie no LinkedIn.
(Conteúdo patrocinado – @ABBVie – Imagem: ABBvie.com.br)
[1] Link[2] Link
[3] Link [4] Link [5] Link [6] [7] Glaucoma Research Foundation – National Glaucoma Impact Survey, 2019. Available at: Link [8] Allergan. Unpublished Data. INT-NON-2051227. 2020. |