SEMANA MUNICIPAL DO BRINCAR ENFATIZOU A IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADES LÚDICAS NA FORMAÇÃO DE CRIANÇAS E ADULTOS

0
217

 Instituída por meio do Decreto Municipal 9.307/24, a ‘Semana Municipal do Brincar 2024’ marcou a efetividade do município para com a comunidade escolar em exercer o seu papel de sublinhar o significado do brincar na formação de crianças e adultos de Cotia. 

Entre os dias 27 e 29 de maio, a Secretaria Municipal de Educação promoveu, por meio de palestras, oficinas e diversas brincadeiras, a idealização da prática do brincar como algo lúdico e simbólico para estudantes da rede de educação e colaboradores do município.

A programação iniciou com a palestra ‘A Importância do Brincar no Desenvolvimento Humano’, ministrada por Gisela Tapioca do Ateliê Quero-Quero, voltada para os gestores das unidades escolares, abordando diferentes métodos sobre como trabalhar a questão criativa do brincar. 

No mesmo dia, em parceria com a Secretaria de Transportes e Mobilidade (Setram), a E.M Francisca Manoel de Oliveira recebeu agentes de trânsito, que realizaram palestras e atividades para os alunos no intuito de ensinar sobre a paz no trânsito, cidadania e segurança.

 No segundo dia, a oficina ‘Brincando com Elementos da Natureza’, idealizada pela Coordenadora do C.E Dorvalina Maria de Jesus, Isis do Carmo, e pela Edjane Neves, do Instituto Criança Feliz, foi compartilhada para que, desta forma, ela seja multiplicada pela rede educacional, expandindo a criatividade através de materiais que vão além do lápis e papel. “Nós somos natureza, e para as crianças é muito importante conviver com estes elementos, elas acalmam, são criativas, aprendem a compartilhar e aprendem tudo através da natureza”, explicou Isis.

 ‘Vôlei Cooperado’, ‘Coelhinho Sai da Toca’, ‘Nó Humano’, ‘Pega Calda’ e ‘Dança Circular’, estavam entre as brincadeiras do ‘Circuito do Brincar’, desenvolvido com os alunos da E.M Teresa B.H.C Maia. “O brincar desenvolve a parceria, a amizade, a socialização e a conversa. São brincadeiras que não usam celular e nada eletrônico, elas são simples, lúdicas e que fazem desenvolver a imaginação e a percepção de ajudar o amigo”, disse a vice-diretora da unidade, Katia Santos.

 Os colaboradores do CAC (Centro Administrativo de Cotia), graças à dança, jogos com bola e brincadeiras de roda, puderam voltar à época de infância. 

Além disso, a Semana do Brincar se encerrou com o Dia do Desafio, com um animado aulão de zumba no vão livre do CAC. “O adulto também tem que brincar e resgatar a imaginação, que fica perdida, né? O brincar deve ser lembrado todos os dias, não só no infantil, mas no fundamental, no ensino médio e na vida adulta”, disse Jaqueline Peixoto, Coordenadora da Secretaria de Educação.