VEREADOR PEDE QUE RIO COTIA E AFLUENTES SEJAM DESASSOREADOS

0
213

Programa Rios Vivos, lançado pelo Governo do Estado, vai trabalhar com a revitalização de cursos d´água tanto na Capital e Grande São Paulo como no interior: Sergio Folha requereu, em indicação, que Rio Cotia e todos os córregos do município sejam desassoreados e limpos

O vereador Sergio Folha apresentará na sessão de amanhã, 10 de junho, Indicação na Câmara Municipal, requerendo que a Prefeitura de Cotia inscreva o Rio Cotia, em toda sua extensão e os córregos e ribeirões do município no Programa RIOS VIVOS, gerenciado pelo DAEE e vinculado à Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística – SEMIL.

O programa foi lançado pelo Governador Tarcísio de Freitas no último dia 5 de junho e pretende atender até 250 córregos, rios e ribeirões, além de rios que atravessam mais de um município e precisam de equipamentos mais robustos.

Segundo Folha, é o caso do rio Cotia, que, vindo do Morro Grande, atravessa o município de Cotia, e, no Jardim Sandra, começa a se degradar, recebendo esgoto e água servida das residências e ao longo de todo o seu curso. A situação se agrava na região do Baixo Cotia, a partir de Barueri, onde a degradação é maior.

De acordo com o vereador, é essa degradação, mais a sujeira acumulada nos córregos e cursos d´água do município, que causa as enchentes nas zonas ribeirinhas, com o seu assoreamento, que é agilizado pelo lançamento de lixo in natura nos cursos d´água.

Folha afirma que “o rio Cotia recebe toda a massa d´água gerado pelos rios e córregos de todo o município, junto com o lixo que a população joga na água. Com isso, o leito do rio Cotia vai assoreando, com sujeira, ramos, plásticos e até geladeiras e tevês jogadas nele. As águas fluem mais lentamente e, nas grandes chuvas, o rio sai da caixa, causando o mesmo efeito nos seus afluentes, que, a essa altura, também já saíram da caixa pelo excesso de sujeira. Tem que limpar urgentemente”.

O vereador solicita em sua indicação que sejam implantados parques lineares ao longo dos rios e córregos após limpos e justifica: “Em Cotia, onde foram implantados parques lineares a sujeira é menor, porque os espaços têm contentores de lixo e os usuários não deixam os cidadãos jogarem nada nos córregos”.

Por se tratar de um rio que nasce na Reserva Florestal do Morro Grande e é intermunicipal, atravessando os municípios de Cotia, Carapicuíba, Jandira e Barueri, Sergio Folha pediu que se encaminhe cópia da Indicação aos prefeitos daquelas cidades.

(Foto: Alagamento causado pelo rio Cotia, entre Cotia e Jandira. Imagem extraída da TV Globo – Vereador Sergio Folha – Crédito Câmara Municipal)