COTIA FORMA MAIS UMA TURMA DO PROGRAMA ‘NOSSA HORTA NA ESCOLA’

0
200

 Conclusão de formação de turmas de curso ambiental foi dia 4 de junho, tendo sido outorgados certificados a aproximadamente 56 alunos da E. M. Honório de Sylos, no Bairro Rio Cotia.

Seguindo a programação do Circuito Municipal Ambiental, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de Cotia concluiu, na terça-feira, dia 4 de junho, a formação de mais turmas do curso ambiental. 

O programa ‘Nossa Horta na Escola’ outorgou certificados a aproximadamente 56 alunos do 4º e do 3º ano da Escola Municipal Honório de Sylos, no bairro do Rio Cotia, reforçando o engajamento dos estudantes com a sustentabilidade ambiental do município.

 O programa visa auxiliar e orientar a respeito de tudo que circunda a criação de uma horta, desde a análise do solo até a educação financeira básica. 

O curso também buscou avaliar as necessidades e benefícios de uma horta, incentivando o uso consciente e dinâmico do meio ambiente, preparando os jovens para serem cidadãos ativos na preservação, atestando, também, a importância da educação ambiental.

 Durante quatro encontros semanais de uma hora cada, os alunos participaram de aulas interativas e práticas de cultivo, aprendendo sobre as diversas formas e substratos de plantio. As atividades pedagógicas se estenderam para além da escola, com os alunos sendo encorajados a reciclar em suas próprias casas, utilizando restos de vegetais e cascas de ovos para enriquecer o solo e nutrir as plantas.

 No último encontro, as crianças colocaram as mãos na terra, plantaram e cuidaram da nova horta suspensa, agora fértil e rica de hortaliças, chás e temperos. A experiência, além de ser educativa, combinou diversão e aprendizado prático, gerando consciência sustentável, cooperação e responsabilidade.

 “O solo da escola tinha muita formiga, então a gente não conseguia mexer, já com a ajuda da secretaria do meio ambiente, dentro do projeto ‘Nossa Horta’, conseguimos fazer uma horta suspensa. E foi surpreendente, os alunos ficaram encantados e os professores adoraram, aliás, todos nós ficamos envolvidos”, disse a diretora da Honório de Sylos, Priscila Soares.