“SEO” PIETER DE JONG FALECE, AOS 100 ANOS
Benemérito, simples e com vocação para ajudar – esse era o espírito de Petrus Johannes Maria de Jong, falecido ontem e que fundou a ANUEPO = Associação do Núcleo de Enfrentamento da Pobreza, beneficiando mais de 20 mil pessoas por várias décadas.
O “seo” Pieter faleceu ontem, alguns meses após completar 100 anos de idade em fevereiro deste ano. A morte do seu Pieter – cujo nome completo era Petrus Johannes Maria de Jong – deixou Cotia consternada – afinal, estava em Cotia desde 1972, vindo do Nordeste.
Nascido na Holanda há mais de 100 anos, “seo” Pieter atuava como voluntário num grupo de ação católica e, depois de nove anos no nordeste, veio para S. Paulo e em 1972 para Cotia, com seu trabalho social de ouvir os carentes, dar-lhes assistência espiritual e distribuir alimentos na Paróquia Santo Antonio – depois, passou a fazê-lo na Igreja Nossa Senhora do Brasil, ou em sua própria residência, ou na Anuepo, fundada em 2003.
Estima-se que sua ação social beneficiou milhares de pessoas e recebeu, em 2004, o título de Cidadão Honorário de Cotia. Em 2005, lançou o livro Menos pobreza na Terra, mais alegria no Céu, onde conta a trajetória de sua vida devocional aos excluídos. Toda a renda auferida com a venda dos livros foi revertida em prol da ANUEPO.
O corpo será velado hoje na Igreja Nossa Senhora do Brasil (rua dos Manacás, esquina com a rua das Acácias), a partir das 9:00 horas e o sepultamento será no Cemitério Morumby, às 16h30m.
O Cotiatododia se solidariza com a família enlutada e os milhares de amigos e beneficiados pelo sr. Pieter.
(Foto: capa do livro Menos Pobreza na Terra, mais Alegria no Céu”)