SAÚDE ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSOS ONLINE DE MEDITAÇÃO E REFLEXOTERAPIA

0
143

Ofertas estão disponíveis ao público, a partir desta segunda (22). Os módulos são gratuitos e contam com 40 horas de aulas cada um, além de materiais de apoio

O Ministério da Saúde acaba de lançar dois novos cursos online e gratuitos: um sobre meditação e outro sobre reflexoterapia. As duas temáticas fazem parte das chamadas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics) , que são ofertadas pela rede pública desde 2006. As inscrições estão abertas a partir desta segunda-feira (22) no Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS), e não há limite de vagas.

Inscreva-se pelo link AVASUS | Módulos educacionais (ufrn.br)

“Gestores, profissionais de saúde, técnicos, coordenadores de serviços do SUS e qualquer cidadão que tenha interesse pode se inscrever”, convida o gestor da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC), Paulo Rocha. “As Pics são abordagens terapêuticas que integram aspectos físicos, emocionais, mentais e sociais do indivíduo, ampliando as estratégias de cuidado na saúde. Também melhoram a compreensão dos profissionais sobre saúde-doença e incentivam o autocuidado”, explica.

Os módulos têm como objetivo disseminar o entendimento dos principais conceitos acerca de reflexoterapia e meditação, qualificar os profissionais do SUS e abordar a aplicabilidade no cuidado em saúde nos diferentes níveis de atenção, com ênfase na atenção primária.

Ambos os cursos são introdutórios e não habilitam os participantes a ofertar as práticas terapêuticas nos serviços de saúde – para isso, o educando terá que buscar formação profissional adicional em ressonância com o que regem os conselhos de cada categoria profissional.

REFLEXOTERAPIA

Também conhecida como reflexologia, parte do princípio que o corpo é atravessado por meridianos que o dividem em diferentes regiões, e cada uma delas tem seu reflexo, especialmente nos pés e nas mãos. Portanto, são massageados pontos-chave que permitem a reativação da homeostase e o equilíbrio das regiões do corpo onde há algum tipo de bloqueio. Para se ter uma ideia, a planta dos pés apresenta mais de 72 mil terminações nervosas.

O curso de 40 horas detalha a prática, debate a PNPIC e outros aspectos importantes, disponibiliza vídeos, entrevistas com profissionais dos serviços de saúde, textos, estudos de caso, atividades práticas que relacionam os conceitos ao contexto profissional das pessoas participantes e avaliações optativas.

MEDITAÇÃO

Com benefícios para a saúde física, mental e emocional amplamente respaldados pela ciência, a meditação é uma prática presente em diversas culturas e tradições que foca a atenção de modo não analítico ou discriminativo. Isso promove a harmonização no humor, no desempenho cognitivo e no estado físico e mental de modo geral, aumentando a concentração, melhorando a respiração e diminuindo o estresse. Com foco no momento presente, a meditação promove a observação dos pensamentos, reduz seu fluxo, e auxilia no autoconhecimento, permitindo que o indivíduo compreenda os próprios padrões de comportamento.

O curso traz experiências de Pics no SUS, discute a PNPIC e outros aspectos relevantes para a implementação da prática, aprofunda os conceitos e estudos sobre a meditação, disponibiliza diversos materiais (textos, vídeos, entrevistas, estudos de casos e atividades práticas) e avaliações optativas. A carga horária também é de 40 horas.

(Da redação, com conteúdo e imagem do Ministério da Saúde e Ag. Brasil – Laísa Queiroz)