OLIMPÍADAS: ESTAMOS CHEGANDO ÀS SEMIFINAIS

0
108

Ana Patrícia e Duda avançam para a semifinal no vôlei de praia; hoje, 8/8, enfrentarão dupla australiana; skatista Augusto Akio fica com bronze; velocista Alison dos Santos (400 metros) e Almir Cunha (salto triplo) também são esperanças de medalhas.

VOLEI DE PRAIA

Ana Patrícia e Duda atropelaram a dupla da Letônia, Tina Graudina e Anastaija Samoilova, pelas quartas de final do vôlei de praia. As brasileiras, líderes do ranking mundial, chegaram às semifinais sem perder um único set em Paris. Há exatos oito anos, o Brasil não disputa medalhas no vôlei de praia em Jogos Olímpicos.

A dupla brasileira fechou o primeiro set por 21 a 16 e o segundo por 21 a 10. Agora, elas vão para a semifinal contra as australianas Mariafe e Clancy, em jogo que ocorrerá na quinta-feira (8), às 16h (horário de Brasília).

ATLETISMO

O brasileiro Alison dos Santos, o Piu, garantiu classificação para a final dos 400m com barreiras com um dos melhores tempos. Alison, que é o terceiro colocado no ranking mundial, passou com o quarto melhor tempo da modalidade.

O velocista, medalha de bronze em Tóquio 2020, vai em busca de mais uma medalha olímpica nesta sexta-feira (09), às 16h45 (horário de Brasília). O brasileiro Matheus Lima também correu na terceira bateria dos 400m com barreiras, mas não se classificou.

Almir Cunha dos Santos, o Almir Júnior, também é esperança de medalha no atletismo. Ele ficou em 5º lugar e foi classificado no salto triplo. Maior nome do país na atualidade no salto triplo, o gaúcho que começou no esporte pelo futebol hoje se destaca nessa modalidade.

VELA – FÓRMULA KITE

O maranhense Bruno Lobo está classificado para as semifinais da Fórmula Kite, que estreia no quadro olímpico nesta edição na França. Nesta quarta-feira (7/8), as regatas foram comprometidas e apenas uma foi realizada. 

Como Bruno Lobo está entre os dez primeiros, automaticamente ele está inserido nas disputas desta quinta-feira (8/8) com outros sete kitesurfistas. As provas começam às 7h13.

BRONZE NO SKATE PARK

O último dia de competições do skate em Paris reservou mais uma emoção para o esporte brasileiro. Com uma nota obtida na última tentativa, Augusto Akio, o Japinha, conquistou a medalha de bronze na modalidade park, em sua primeira participação em Jogos Olímpicos.

Assim como já havia acontecido na final do skate park feminino, a disputa pelas medalhas na versão masculina da prova entregou performances de altíssimo nível. E com o sarrafo tão alto, os artistas do espetáculo precisavam arriscar. O que resultou em várias quedas. Na primeira rodada, por exemplo, dos oito competidores, seis não completaram as voltas. Incluindo os três brasileiros. Augusto Akio falhou logo na primeira manobra e recebeu 2.66. Na sequência Luigi Cini iniciou sua volta, mas também sofreu uma queda e teve como nota 19.70. Skatista mais veterano na final, Pedro Barros foi o terceiro na bateria decisiva. Ele começou muito bem, porém arriscou e não finalizou a apresentação, terminando a abertura com nota 22.10.

O ouro ficou com o australiano Keegan Palmer, que também venceu o skate park nos Jogos de Tóquio, em 2021. O bicampeão olímpico conquistou a maior nota da final logo na primeira rodada: 93.11. A prata ficou com os Estados Unidos. Tom Schaar recebeu 92.23 na segunda tentativa.

Foi a segunda vez que o Brasil foi ao pódio na prova olímpica do skate park masculino. Na edição de Tóquio, Pedro Barros conquistou a medalha de prata. Em Paris, o skate deu outro bronze ao Time Brasil com Rayssa Leal, no skate street feminino.

(Da redação, com informações do Comitê Olímpico Brasileiro – Fotos? COB – Luiza Moraes e Gaspar Nóbrega)