BOLSA FAMÍLIA: COMO CONTESTAR TRANSFERÊNCIA EM CASO DE GOLPE

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O MDS reafirma que não envia links com destinação a outros sites para os beneficiários do Programa. Esta não é uma forma oficial de contato do Ministério e sim uma possível tentativa de golpe

Os beneficiários do Programa Bolsa Família vítimas de golpes que resultaram na retirada indevida do dinheiro de suas contas têm três alternativas para contestar a transferência. 

A medida precisa ser feita junto à Caixa Econômica Federal, responsável pelo pagamento do benefício. 

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) publicou, nesta quarta-feira (28.08), o Informe nº 53, com as orientações sobre as formas de contestação.

Segundo orientação do MDS, as vítimas de golpe podem:

1) Ir presencialmente a uma agência da Caixa, com o CPF e um documento de identificação do beneficiário;

2) Acessar o aplicativo Caixa TEM, seguindo os seguintes passos: clique no ícone ajustes; Minha conta; contestar transação; clique no valor a ser contestado; responda às perguntas de segurança. Ao final apresentará a mensagem: “Contestação solicitada com sucesso.” O prazo de análise dessa contestação é de até 10 dias úteis;

3) Pelo SAC Caixa, telefone 0800 726 0101, opção 6. Nesta opção, o beneficiário deverá informar ao atendente seu CPF e número da conta, a data e valor da transação que não reconhece e deseja contestar. O atendente realizará perguntas de segurança ao beneficiário e, então, registrará a transação.

É recomendando às famílias que são possíveis vítimas da invasão de celulares que também registrem um Boletim de Ocorrência. O registro pode ser feito presencialmente na delegacia mais próxima ou online.

Canais oficiais do MDS

No sentido de prevenir novas vítimas de golpes, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, informou que a comunicação com as famílias é feita por meio de mensagens nos extratos bancários e no aplicativo do Programa Bolsa Família, não trabalhando com SMS, mensagens de texto e muito menos orientando o beneficiário a clicar em links.

O Programa Bolsa Família também não realiza ligações telefônicas de qualquer tipo.

No caso de dúvidas, os beneficiários do Bolsa Família podem procurar a Central de Relacionamento do MDS, o Disque Social, pelo número 121.

(Da redação. Fonte e imagem, MDS)