ZIRALDO TERÁ HOMENAGENS NA  BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE SÃO PAULO

0
116

Público poderá participar de oficinas, sessões de leitura e encontros com autores que discutirão seu legado e influência

27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo terá uma programação especial dedicada a um dos maiores ícones da literatura infantil brasileira: Ziraldo

Os espaços culturais oficiais terão atividades dedicadas ao escritor e desenhista, onde o público poderá participar de oficinas, sessões de leitura e encontros com autores que discutirão seu legado e influência na nova geração de leitores. 

A Bienal, realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), ocorre entre os dias 06 e 15 de setembro, no Distrito Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1300 – São Paulo / SP), onde são esperados mais de 600 mil visitantes.

Famoso por obras que encantaram gerações, como O menino maluquinho, Ziraldo será homenageado com programação especial em cinco espaços oficiais: Espaço Infâncias, Salão de Ideias, Papo de Mercado, Educação e Cordel e Repente. Ziraldo morreu em abril de 2024, em seu apartamento na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Elisabete da Cruz, curadora do Espaço Infâncias, explica que o local irá celebrar a importância dos personagens de Ziraldo para as crianças. Ela conta que a programação contará com a “Hora Maluquinha”, na qual diferentes atividades serão desenvolvidas a cada dia, sempre às 15h. Pensado para que os visitantes possam sentar e ficar, o espaço busca resgatar um dos grandes prazeres que o escritor e desenhista tinha em vida: visitar a Bienal. “São quase 300 metros quadrados equipados com livros e jogos que poderão ser manuseados livremente pelas crianças e suas famílias, será um espaço interativo literário e lúdico”, reforçou Elisabete.

Já o Salão de Ideias Banco CAF receberá o psicanalista Alexandre Coimbra junto ao palhaço Cláudio Tebas, para debater as lições deixadas por Ziraldo no livro O menino maluquinho. O local conta com curadoria de Leonardo Neto, pela CBL, além de Clivia Ramiro e Tiago Marchesano, do SESC São Paulo. “O livro nos instiga a brincar, também, na fase adulta, então propomos esse momento para aprendermos a brincar mais, a ter mais criatividade, mais alegria na vida, a partir das lições do Menino Maluquinho e do próprio autor”, pontuou Leonardo.

Comandado por Lucinda Marques, o Espaço Cordel e Repente homenageará o escritor e cartunista com ilustrações e cordel. “Nós estamos preparando uma coletânea escrita por vários cordelistas, com a ilustração de diferentes artistas expressando a importância do Ziraldo para a literatura brasileira e para a formação de leitores, uma vez que muitos se tornaram leitores a partir de suas obras do Ziraldo”, explica Lucinda.

O espaço Papo de Mercado MVB, que tem a curadoria de Cássia Carrenho, explorará o impacto de suas obras em ilustradores e designers contemporâneos. No dia 13 de setembro, sob o tema Traços de Ziraldo, estarão presentes artistas como Jal, que trabalhou diretamente com ele, Fábio Yabu, quadrinista e ilustrador e que atrai uma geração jovem e Lorena Kass, ilustradora e sobrinha do Ziraldo que irá mediar a mesa junto a Marcelo Alencar, que também trabalhou ao lado do cartunista. “A nossa proposta é resgatar muito da carreira do Ziraldo para debater como essa nova geração foi e é impactada por ele”, detalha.

No Espaço Educação, uma das novidades desta edição, o objetivo é promover encontros e propor discussões sobre a obra de Ziraldo e a sua relação com a educação para a sustentabilidade. A programação conta com a curadoria de Solange Petrosino.

Além disso, a 27° edição da Bienal Internacional do Livro contará com o Auditório Ziraldo, onde o público poderá explorar a trajetória do artista, conhecer suas obras mais icônicas e participar de atividades lúdicas e educativas inspiradas em seu trabalho, organizadas pelas editoras.

(Da redação, com informações de publishnews. Foto Gov. Federal)