NASCE FILHOTE DE TIGRE QUE SÓ TEM 600 INDIVÍDUOS NA NATUREZA

0
86

Zoo de San Diego em festa com o nascimento de tigre-de-sumatra, subespécie menor do mundo com apenas 600 indivíduos na natureza

 Há exatamente um mês, o San Diego Zoo, na Califórnia, nos Estados Unidos, celebra o nascimento do primeiro filhote de Jillian, fêmea de tigre-de-sumatra (Panthera tigris sumatrae). 

Existem cinco subespécies de tigres no mundo e esta é a menor que existe e está criticamente ameaçada de extinção: há apenas 600 indivíduos na natureza, de acordo com o IFAW – International Fund for Animal Welfare (Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal).

Por isso, este nascimento tem um significado especial para a San Diego Zoo Wildlife Allianceorganização internacional de conservação que administra o zoológico.

Estamos muito emocionados com este nascimento”, declara Lisa Peterson, vice-presidente sênior e diretora executiva da instituição. “Ele acrescenta os genes incrivelmente importantes de Jillian ao conjunto da população de tigres-de-sumatra, promovendo a diversidade genética e a saúde da subespécie”.

MÃE ATENTA E CUIDADOSA

A mãe e o filhote – que ainda não foi batizado – estão sendo monitorados 24 horas por especialistas em vida selvagem e veterinários da instituição já que Jillian é “mãe de primeira viagem”. 

Ela tem deixado todos muito satisfeitos e animados, pois é muito atenta e cuidadosa com o pequeno. Ele, por sua vez, se revela bastante apegado a ela e muito ativo, além de vocalizar constantemente, comportamentos naturais para um filhote saudável.

“A equipe de cuidados de Jillian fez um trabalho excepcional monitorando mãe e filho durante todo o processo [gravidez, nascimento e primeiro mês], e foi uma alegria vê-la aproveitar a maternidade”, conta Peterson. “Esperamos que este filhote permita que nossos pesquisadores obtenham uma maior compreensão desta subespécie incrivelmente especial e da importância de conservar seus habitats naturais”.

Jillian e seu filhote ainda permanecerão, por várias semanas, protegidos em sua toca. De acordo com os especialistas, esse período é crucial para o desenvolvimento do pequeno já que garante que ele se relacione e aprenda tudo que precisa com a mãe.

Quando Jillian estiver pronta, ela mesma levará o filhote para fora da toca.

DIVERSIDADE GENÉTICA E ANIMAIS SAUDÁVEIS 

Este nascimento atende a uma recomendação de reprodução feita por intermédio doPrograma SSP (Sumatra Tiger Species Survival Plan – Plano de Sobrevivência das Espécies de Tigres-de-Sumatra, em tradução livre) e da Association of Zoos and Aquariums (Associação de Zoológicos e Aquários).

Supervisionado por conservacionistas nos EUA, o Programa SSP garante a diversidade genética e populações saudáveis ​​autossustentáveis ​​de animais selvagens ameaçados e em perigo de extinção, explica a Good News Network.

Extremamente ameaçados, os tigres-de-sumatra são as únicas subespécies de tigre restantes nas Ilhas Sunda – grande arquipélago na Insulíndia, que vai do sudeste asiático ao nordeste da Austrália. A subespécie está extinta em Bali, Bornéu e Java.

As maiores ameaças enfrentadas pelos tigres de Sumatra estão relacionadas à coexistência com humanos, que leva à perda de habitat e à caça ilegal

Segundo o London Zoo, como meio de salvaguardar e aumentar a diversidade e os números desta subespécie, em 2011, zoológicos ao redor do mundo mantinham 375 tigres-de-sumatra – 50 deles abrigados em 14 instituições da Austrália e da Nova Zelândia. Na natureza, em 2015, havia entre 300 e 400.

Como acontece com as onças pintadas, não há dois tigres de Sumatra iguais, pois cada um tem seu padrão de listras exclusivo. Isso os torna facilmente identificáveis ​​pelos conservacionistas.

E qualquer um de nós pode ajudar a protegê-los. Basta não comprar produtos feitos a base de óleo de palma sem certificação (essa indústria impacta diretamente seus habitats) e, obviamente, itens produzidos com peles desses animais. Além de não pactuar com seu tráfico.

(Da redação, com conteúdo de conexaoplaneta.com.br – Monica Nunes – 23/9/24 – Foto: Zoo de San Diego/divulgação)