ESCOLA DO JARDIM SANTA ÂNGELA DESENVOLVE PROJETO AMBIENTAL PARA PRESERVAÇÃO DE JOANINHAS

A Escola Municipal Francisco Camilo, no Jardim Ângela, implantou um projeto de educação ambiental entre seus alunos que, entre outros objetivos, envolve a criação de joaninhas, que são insetos de extrema importância no combate às pragas em plantações, funcionando como agrotóxico natural.
O projeto prevê a disseminação da informação sobre esse inseto, despertar consciência ambiental sobre os perigos para a saúde humana e para o meio ambiente do uso irresponsável de substâncias químicas Os alunos não só aprendem sobre o inseto como mantêm um ‘berçário’ do bichinho e, no momento certo, soltam no ‘Jardim das Joaninhas’, nas dependências da própria escola.
O trabalho envolve muita pesquisa e todos os alunos, do 1º ao 5º ano, estão participando do projeto. Eles fizeram maquete, apresentaram seminário, tudo para cuidar melhor das joaninhas de verdade que vão proteger o jardim da escola. Tem até busca ativa do bichinho na área verde da escola. “Eles fazem visitas às dependências da escola para identificar o tipo de insetos e outros bichinhos que temos no entorno e aprendem sobre a importância da preservação. Este projeto tem o engajamento de todos os colaboradores e alunos, pois acreditamos na educação como ferramenta para a conservação dos recursos naturais”, disse a diretora Rosely Queiroz Ferreira.
Professora do 2º ano, Ana Cristina Batista da Silva falou sobre o trabalho com os alunos. Sua turma aborda o tema “Respeito à vida: da Joaninha ao João”. “A importância [do projeto] já se dá pelo tema, que é o respeito, crescer respeitando a vida, ter consciência em relação ao meio ambiente de uma forma geral e a oportunidade de levar tudo isso para a vida”, disse. “Nossa escola tem uma visão de restaurar e preservar o meio ambiente, queremos que os alunos multipliquem isso em suas casas, em suas comunidades, sem contar que ainda estão em processo de alfabetização, e temos visto um ganho enorme quando este processo se dá com elementos que dão e que têm sentido para eles”, completou.
Cada turma trabalha um tema: Um bichinho de jardim na minha escola; Joaninha no Jardim da Violeta; conhecendo as joaninhas e o meio ambiente; Projeto Ubuntu – o papel ecológico dos animaizinhos de jardim no meio ambiente; O papel ecológico do inseto no meio ambiente; Projeto Ubuntu – compostagem; Horta suspensa e Meliponicultura; Projeto Ubuntu / meliponicultura abelhas sem ferrão; Joaninhas inclusivas – musicalizando com o meio ambiente.
O trabalho com as joaninhas faz parte de um projeto maior da escola, denominado ‘Ubuntu – Humanização e Educação Ambiental nas Escolas, Caminhando Juntos’, e também tem a participação da coordenadora pedagógica, Andréa Camargo Pinto, professoras Adriana de S. P. Ferreira, Marilda A. de O. de Azevedo.
Foto Vagner Santos
CONSELHO DO MEIO AMBIENTE FARÁ REUNIÃO SOBRE GRUPOS DE TRABALHO
4 de abril de 2025
More News
-
Corrida recreativa ocorrerá em Cotia no dia 3 de abril
20 de fevereiro de 2022 -
Governo vai integrar serviços públicos em torno da CIN
29 de maio de 2023 -
PLANTAS ALIMENTÍCIAS: OFICINA ENSINARÁ SOBRE O CULTIVO E PREPARO DE REFEIÇÕES
23 de agosto de 2023