Na sessão de 15 de outubro, terça-feira, o tema predominante foi a ineficiência da ENEL S. Paulo em religar a energia em milhares de imóveis em Cotia e Grande S. Paulo; prefeito eleito Wellington Formiga compareceu à sessão e fez seu primeiro pronunciamento público
A sessão de terça-feira, 15 de outubro, foi marcada por pronunciamentos contra ENEL, concessionária de energia elétrica que, uma vez mais, deixou a desejar por ocasião de desligamento em quase todas as residências de Cotia, motivada pela tempestade que se abateu sobre a região na última sexta-feira, 11 de outubro, no final da tarde.
Todos os vereadores que fizeram uso da palavra foram contundentes em rotular a empresa como ineficiente e unânimes em que a empresa deve ser substituída ou sofrer intervenção.
Já o vereador Sergio Folha (PL) apresentou Moção de Repúdio contra a ENEL, afirmando que o descaso da empresa é reiterado, já que em novembro de 2023 houve suspensão do fornecimento de energia por dez dias aos consumidores de S. Paulo.
“Agora, – afirmou – a situação se repete, e o apagão ainda não terminou até hoje (terça-feira – na verdade, no momento em que esta matéria está sendo escrita, quinta-feira, 17 de outubro, ainda não houve regularização total da situação) – e essa situação é insustentável, porque Cotia tem um dos grandes parques industriais do Estado e um comércio pujante, além de centenas de escolas e muitas faculdades, e a interrupção da energia, do jeito que ocorre novamente, não é admissível nem tolerável.”
E continuou: “ A tempestade que se abateu sobre a cidade na sexta-feira trouxe danos incalculáveis para o comércio e indústria, além da população ter sido duramente atingida, com destelhamentos de casas, desabamento de muros, queda de árvores sobre casas, quintais, ruas e outros incidentes comuns a esse tipo de evento. Acontece que, para reparação dos danos, a população precisa da energia elétrica – e a ENEL não trouxe nenhuma solução para todos os moradoes, restabelecendo a energia apenas parcialmente.”
Diz ainda a Moção que “a empresa não cumpriu o Plano de Contingência para eventos climáticos extremos e colocou menos funcionários em campo do que o esperado após a tempestade…constatou-se que há 1.700 funcionários em campo para restabelecer a energia, quando o Plano de Contingência apresentado pela própria ENEL previsa mobilização de pelo menos 2.500 técnicos para eventos climáticos da dimensão que nos atingiu”.
RISCO AINDA EXISTE
Procurado por nossa reportagem ontem, 17 de outubro, o vereador Folha afirmou que está extremamente preocupado com a possibilidade de repetição dos eventos neste final de semana, a partir de sexta-feira, 25 de outubro.
“A Defesa Civil do Estado emitiu alerta para tempestade no final de semana, assim como os serviços meteorológicos das estações de TV. Mas não estamos tendo nenhuma notícia de que a ENEL esteja se preparando para eventos graves, como mobilização de mais técnicos e poda emergencial de grandes árvores na cidade. Por outro lado, a Defesa Civil de Cotia, por mais que se esforce, é limitada pelo pequeno número de agentes que possui, que, embora dotados de boa vontade, não podem ir além do limite de suas forças. Temos certeza que o próximo prefeito irá estudar esse fato com carinho, aumentando o contingente e dotando a Defesa Civil de instrumentos para alertar a população – porque confiar na ENEL, não dá”.
O vereador informou ainda que protocolará entre hoje e amanhã um requerimento, solicitando a formação de uma Comissão de Assunto Relevante, para apuração do que ocorreu no município, apuração de prejuízos e orientação aos munícipes quanto à tomada de medidas contra a empresa.
PREFEITO ELEITO FOI À SESSÃO
O prefeito eleito de Cotia, que tomará posse em 1º. de janeiro de 2025, Wellington Formiga, foi à sessão do dia 13 e fez discurso – na verdade, o primeiro discurso público desde a sua proclamação como prefeito eleito.
Visivelmente emocionado, Wellington Formiga, eleito com quase 80 mil votos – a maior votação na história do município – afirmou estar celebrando a vitória após mais de vinte anos de luta para chegar onde chegou.
Reiterou que seu governo será de respeito à democracia e união da cidade em torno de objetivos comuns e que a eleição acabou e está na hora de trabalhar pela cidade.
O prefeito eleito, que estava acompanhado pelo vice-prefeito eleito Paulinho Lenha, agradeceu aos eleitores e ressaltou seu compromisso com a transpar~encia, lealdade, cidadania e humanização na gestão pública, enfatizando que “Cotia será uma cidade de todos a partir de janeiro de 2025”, e que já enfrenta desafios, mesmo antes de assumir oficialmente o cargo, citando os danos causados pelas fortes chuvas.
(Da redação. Fotos: Sergo Folha e Wellington Formiga, vereador e prefeito eleito. Crédito: Câmara Municipal de Cotia)
PARAR SOBRE FAIXA DE PEDESTRES NA MUDANÇA DE SINAL É INFRAÇÃO
1 de novembro de 2024CCR S.A VENCE LEILÃO DE 460 KM DE RODOVIAS DO LOTE SOROCABANA
31 de outubro de 2024
More News
-
CONSELHO MONETÁRIO LIMITA JUROS DE CARTÃO A 100% DA DÍVIDA
28 de dezembro de 2023 -
ATÉ 30/12, VOCÊ PODE CONTRIBUIR COM A CULTURA E SE ISENTAR DE IMPOSTO
19 de dezembro de 2022 -
BNDES E ENTIDADES LANÇAM CHAMADAS PARA PEQUENOS EMPREENDEDORES
17 de janeiro de 2023