Governo informa que houve aumento de quase sete vezes a população de rinocerontes na região de Assam, onde estão os parques nacionais de Kaziranga, Orang e Manas.
Há cinco espécies de rinocerontes no planeta, três na Ásia (de Java, de Sumatra e indiano) e duas na África subsaariana (negro e branco). Medindo até quatro metros de comprimento, a encontrada na Índia é a maior dentre todas as demais. E é sobre ela que chegam boas notícias! Segundo o governo do país, houve um aumento de quase sete vezes na população desses animais na região de Assam, onde estão localizados os parques nacionais de Kaziranga, Orang e Manas.
De acordo com dados divulgados pelas autoridades locais, entre 1960 e 2024, a população do rinoceronte indiano passou de 600 para mais de 4 mil indivíduos. Outro dado celebrado foi a queda da caça em 86%.
Os números são resultado de ações governamentais para frear a matança desses animais, com o aumento da fiscalização e reforço das equipes de guardas-florestais, e ainda, a expansão de áreas protegidas. “Rinocerontes são sinônimo da identidade de Assam. Eles são nosso orgulho e a joia da coroa da nossa biodiversidade”, celebrou Himanta Biswa Sarma, governador do estado de Assam, que concentra 80% da população global da espécie.
Assim como o rinoceronte de Java, o indiano (Rhinoceros unicornis) possui apenas um chifre. Ele pode chegar a pesar até 2,8 toneladas e viver entre 45 e 50 anos.
Além da Índia, essa espécie também é encontrada no Nepal. Nos dois países, habita áreas de pastagens de várzea, pântanos e florestas ribeirinhas, onde desempenham um papel crucial na manutenção desses ecossistemas. Como mega-herbívoros, eles moldam a vegetação, criando espaços abertos que beneficiam outros animais selvagens.
Ao longo das últimas décadas, milhares de rinocerontes foram mortos por causa de seus chifres. Depois de retirados – com o animal morto ou ainda vivo -, eles são contrabandeados para outros países, onde atendem a demanda desse “produto” que, transformado em pó, é utilizado, principalmente, na medicina tradicional asiática.
Todavia, graças ao combate à caça ilegal, no final do ano passado, dados divulgados pela União Internacional para a Conservação da Natureza apontaram que a população global de rinocerontes apresentou um aumento, chegando a 27 mil indivíduos.
(Da redação, com conteúdo de conexaoplaneta.com.br – Suzana Camargo – 17 de outubro de 2024 – Foto: Nejib Ahmed, CC BY-SA 4.0 via Wikimedia Commons) |