CCR S.A VENCE LEILÃO DE 460 KM DE RODOVIAS DO LOTE SOROCABANA

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A CCR S.A venceu o leilão de concessão de 460 quilômetros de rodovias do Lote Sorocabana ao oferecer valor de outorga de R$ 1,601 bilhão. 

O evento – Leilão do lote Rota Sorocabana, envolvendo várias rodovias importantes na região sudoeste do estado –  foi realizado na tarde desta quarta-feira (30) na sede da Bolsa de Valores de São Paulo. A concessão contempla 12 rodovias e vai beneficiar 17 municípios da região.

O projeto faz parte da Maratona de Leilões da gestão estadual, que teve início nesta terça-feira (29), com o leilão do lote oeste da PPP das Novas Escolas.

A maratona segue até o próximo mês com movimentação de R$ 19,1 bilhões em investimentos privados para o Estado, divididos em cinco projetos. Na última sexta-feira (25), os envelopes com as propostas dos consórcios que vão concorrer à concessão da Rota Sorocabana foram entregues na B3.

CONHEÇA O QUE É A ROTA SOROCABANA

A melhoria das estradas proposta pela concessão das estradas da Rota Sorocabana atinge também a região de Cotia, já que um dos objetivos é a retomada da duplicação da SP-250, Rodovia Bunjiro Nakao, entre Vargem Grande e Ibiúna. Até Vargem, já existe a duplicação,.

A estrada de Ibiúna encontra-se extremamente perigosa de trafegar, uma vez que as obras foram abandonadas pela construtora anterior. Assim, há  trechos duplicados que, repentinamente e em curva tornam-se uma só via. A situação é ainda pior perto da CETRIL, já nas imediações da cidade, onde há uma série de curvas e a pista está extremamente precária.

A duplicação prosseguirá até Piedade e neste município serão construídas mais de 35 quilômetros  de faixas adicionais em pista simples, com 6 km em Piedade, 21,4 em Pilar do Sul e 8m,1 km. em São Miguel Arcanjo.

Para a região de Sorocaba, Ibiúna e Piedade haverá ainda outro benefício: a duplicação da SP-079, Rodovia Tenente Celestino Américo, por 24,3 km. Essa estrada dá acesso à BR-116 e dali a Peruíbe, Itanhaém e toda a Rodovia Padre Manoel da Nóbrega e, de outro lado, pela BR-116, à  Ilha Comprida, Cananéia, etc. Entre Tapiraí e a BR=116 há a Serra de Tapiraí, com inúmeras curvas perigosas, que receberão faixas adicionais; no trecho de serra, serão implantadas correções de curvas, nova iluminação e uma rampa de escape para dar maior segurança.

(Da redação. Foto: Leilão da Rota Sorocabana –  Pablo Jacob/Governo de SP)