Em evento comemorativo ao Dia da Consciência Negra, o Governo Federal também lançou a plataforma JurisRacial, um repositório digital que compila e disponibiliza documentos jurídicos sobre a temática racial
O Governo Federal, em nome do Estado brasileiro, pediu publicamente desculpas à população negra pela escravização das pessoas negras e seus efeitos. O evento, nesta segunda-feira (21/11), reuniu a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco e o Advogado-Geral da União, Jorge Messias.
Durante o momento histórico do pedido de desculpas, a ministra Macaé Evaristo rememorou a luta da população negra por liberdade, igualdade e conquista de direitos. “Nessa caminhada de luta, que é abolicionista, que a gente lutou e continua lutando por liberdade, a gente vem construindo a cada dia passos muito importantes. Essa memória de mais de 300 anos de escravatura não acaba no 13 de maio, porque o 14 de maio começa com o total abandono da população negra no país”, lembrou.
“Toda essa construção foi sendo trabalhada com muita luta e com muita força pelos movimentos negros ao longo do século XX e no início do século XXI, assim como o dia de hoje também é resultado dessa luta e de ações efetivas de muitos atores do movimento negro que fazem com que o Estado brasileiro vá mudando e se reconstruindo porque, infelizmente, ainda hoje, a gente tem um Estado impregnado pelo patrimonialismo, pelo racismo e pelo colonialismo”, finalizou a ministra.
Plataforma JurisRacial
O evento marcou também o lançamento da Plataforma JurisRacial, um repositório jurídico digital destinado a compilar e a disponibilizar documentos jurídicos sobre a temática racial. A plataforma, que estará disponível até o fim do dia de hoje, tem como objetivo dar visibilidade e trazer informações para apoiar a superação do racismo e suas múltiplas formas e
(Fonte Ministério dos Direitos Humanos – Imagem: Wikipedia – domínio público)
“BRINCADEIRAS TRADICIONAIS BRASILEIRAS” CELEBRA 20 ANOS COM APRESENTAÇÕES EM COTIA
22 de novembro de 2024MINISSÉRIE ‘TINHA UMA JANELA’ GANHA EXIBIÇÃO ESPECIAL EM COTIA
21 de novembro de 2024CIRCUÍTO DAS ARTES: MÚSICA, DANÇA, TEATRO E OFICINAS EM COTIA
19 de novembro de 2024
More News
-
AUXÍLIO CAMINHONEIRO: LIBERADA CONSULTA AO AUXÍLIO
9 de agosto de 2022 -
FIES DO 2º SEMESTRE PREVÊ COTAS E ABRE INSCRIÇÕES NESTA QUINTA (22)
22 de agosto de 2024 -
ISENÇÃO PARA INSCRIÇÃO NO ENEM 2022: SAIU O RESULTADO DOS PEDIDOS
25 de abril de 2022