BLOQUEAR PIX EM CELULAR ROUBADO: CORRIDA CONTRA O TEMPO

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O Pix é um dos meios de pagamento mais populares do Brasil. Tornou-se muito fácil fazer pagamentos e transferências com a ferramenta disponibilizada pelo Banco Central.

Tão fácil que o número de celulares roubados só fez crescer a partir de então, constatou em entrevista à CNN o delegado assistente da 2ª. Delegacia do Patrimônio de São Paulo, Anderson Honorato.

Ou seja, o serviço, que foi criado para facilitar a vida de correntistas, tornou-se moda entre os criminosos – e quem celular roubado tem que correr para bloquear os aplicativos de bancos. Se não o fazem, as quadrilhas, altamente especializadas, invadem as contas bancárias e zeram o saldo das vítimas, transferindo o saldo existente para contas de comparsas.

As providências mais urgentes são: bloquear o celular na operadora e solicitar o bloqueio dos aplicativos nos bancos. Além disso, é importante e necessária a troca de todas as senhas de aplicativos e e-mails.

Tenha sempre em mãos o número do IMEI do seu aparelho, para facilitar a comunicação à operadora.

COMO DESCOBRIR O IMEI DE SEU CELULAR

A sigla IMEI significa International Mobile Equipment Identity, em português Identificação Internacional de Equipamento Móvel, ou seja, é um número único e global presente em aparelhos celulares. Cada aparelho tem o seu próprio IMEI, como se fosse um “RG ou CPF dos telefones móveis”.

O código é formado por 15 dígitos divididos em 4 blocos numéricos, como por exemplo: 000000-00-000000-0

O código IMEI serve como um número de identificação contra roubo. A partir dele você pode rastrear e bloquear o seu celular ou identificar a regularidade do aparelho.

Atualmente, esta sequência numérica é essencial nas vidas dos brasileiros, porque é melhor forma de você impedir que o seu celular seja utilizado em caso de roubo, furto ou perda.

DESCUBRA O IMEI DE SEU CELULAR

Se o seu aparelho está com você, digite *#06# no telefone, como se você fosse efetuar uma ligação — o código, com 15 dígitos, será imediatamente exibido na tela.

Guarde esse número em um local diferente do celular, para usar no caso de roubo ou perda, para conseguir bloqueio rápido junto à operadora e para fazer ocorrência na delegacia de polícia.

PERDEU O CELULAR OU FOI ROUBADO E NÃO TEM O IMEI ?

Sempre é importante guardar a caixa que vem com seu aparelho. O IMEI dele está situado na etiqueta colada na caixa do telefone. Ele é composto por quatro grupos de números, como 001970-01-010000-0. O IMEI também pode aparecer sem hífen, mas deve ter entre 15 e 16 dígitos.

NÃO TENHO MAIS A CAIXA DO CELULAR. E AGORA ?

Os usuários Android podem acessar o Google Dashboard e expandir o menu Android. Uma lista de todos os aparelhos atrelados ao seu Google Play serão exibidos, acompanhados dos respectivos códigos IMEI.

Se você tem um iPhone, acesse appleid.apple.com e entre com o ID Apple que estava conectado no celular que foi roubado ou perdido. Em Dispositivos, clique no seu iPhone. O modelo, versão do sistema, número de série e também o IMEI devem aparecer.

Se você tem um Android, acesse o site Encontre meu dispositivo e faça login com a conta do Google que estava conectada no celular. Então, procure o celular na barra lateral e clique em (i). O IMEI do aparelho deve aparecer.

Se você tem um Galaxy, acesse o site Buscar telefone e faça login com a sua conta Samsung que estava conectada no celular. Então, procure o celular na barra lateral e clique nos três pontinhos. Depois, entre em Informações do IMEI e o código do aparelho deve aparecer.

Como bloquear um celular roubado sem o IMEI

Caso nenhuma das alternativas acima tenha dado certo, ainda há esperanças. Segundo a Anatelnão é mais necessário informar o número do IMEI para bloquear um celular roubado. Você precisa apenas informar o número do telefone e, caso ele tenha dois chips, fale o número das duas linhas.

Vale lembrar que, se você teve o celular roubado ou furtado, também é necessário fazer um boletim de ocorrência. Veja mais detalhes em celular roubado? Como bloquear o IMEI do aparelho na operadora. Depois, basta entrar em contato com a a operadora. Esses são os números de contato:

  • Claro: 1052
  • Oi: 1057 ou *144
  • TIM: 1056 ou *144
  • Vivo: 1058 ou *8486
  • Nextel: 1050 ou (11) 4004–6611
  • Porto Seguro Conecta: 10544 ou *333