MOSTRA AEE 2024: DIVERSIDADE E QUEBRA DE BARREIRAS ATRAVÉS DA ARTE
Apresentação de teatro em LIBRAS, palestras e stands interativos marcaram a quinta edição da Mostra Cultural
No dia 6 de dezembro (sexta-feira), o vão livre do Centro Administrativo de Cotia (CAC) recebeu a ‘Mostra Cultural AEE 2024’.
Vinculada à proposta da ‘Virada Inclusiva’, em concomitância com a ação do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3/12), a quinta edição expôs os projetos confeccionados por alunos com deficiência de 12 escolas municipais [veja relação abaixo] que integram as salas de recursos multifuncionais, onde acontecem o Atendimento Educacional Especializado (AEE). O evento é uma realização da Secretaria de Educação de Cotia por meio do Departamento de Educação Especial.
Priscilla Pereira, que leciona na E.M Jd. Panorama, fortaleceu o vínculo com a arte dos povos originários trabalhando o projeto ‘Cultura Indígena: A arte através do grafismo’ no núcleo de atendimento especializado. “O objetivo era eles [os alunos] conhecerem mais sobre o grafismo [indígena]. Então, conseguimos reproduzir o grafismo em instrumentos musicais, como no pau de chuva e no marcará, e na arte em cerâmica, que, pelo toque com a argila, ajudou a acalma-los”, comentou Priscilla.
Outros temas também foram instalados na Mostra: Jogos e Brincadeiras; Identidade e Memórias Afetivas; Descobertas, Experiências e Atividades Sensoriais; Jardim Sensorial; Musicalização; Canções Infantis; Arte em Tela: Colorindo a Vida; LEGO Braille Bricks Cotia; entre diversos outros. “Temos o intuito de trabalhar todos os aspectos cognitivos que envolvem o desenvolvimento da criança”, pontua Mônica Amorim, professora da E.M Andressa Soares Gomes, responsável pelo projeto ‘Jogos e Brincadeiras’.
O João Henrique (@artes_dojo), aluno da E.M Samuel da Silva Filho, encantou desenhando o público presente. “Cada um tem um jeito diferente, e o jeito dele [do João Henrique] de se expressar quando ele está triste, quando ele está contente é pelo desenho. O desenho é tudo para ele, e nós [os familiares] sentimos que ele evoluiu muito pela arte e pelos atendimentos no AEE, na comunicação em casa e com outras crianças”, disse Flávia Souza, mãe do artista João.
A Mostra AEE se expandiu para ouvir mães do movimento da pessoa com deficiência e pessoas com deficiência que ocupam o ambiente escolar e o mercado de trabalho em expressivas palestras sobre empoderamento, protagonismo e garantia de direitos. Professores do Núcleo AEE também palestraram para narrar suas experiências inclusivas, destacando os desafios e as atividades afirmativas que foram concluídas durante o ano letivo.
Para encerrar, os alunos do 4º ano B da E.M Ildefonço Emiliano de Brito apresentaram a peça de teatro “Os três porquinhos” em língua de sinais, desenvolvida durante o projeto ‘LIBRAS na Escola’, marcando a positividade dos recursos de acessibilidade e o compromisso com a inclusão da rede municipal de educação de Cotia.
Unidades Escolares Participantes
EE CEUC Diego Cristian Bazílio de Camargo
EM Assis José de Oliveira
EM Andressa Soares Gomes
EM Francisco Camilo
EM Francisca Manoel de Oliveira
EM Gaspar de Godoi Moreira
EM Francisco Ferreira
EM Jornalista Maria do Carmo de Almeida
EM Jardim Panorama
EM Professor Dr. Osny Fleury da Silveira
EM Samuel da Silva Filho
EM Vicente Maciel
—
CONHEÇA CINCO PASSOS PARA ENFRENTAR O CAPACITISMO E PROMOVER INCLUSÃO
11 de dezembro de 2024CARTÃO MEU INSS VALE+ DEVE BENEFICIAR 38 MILHÕES DE PESSOAS
11 de dezembro de 2024ZONA AZUL DE SÃO PAULO TEM DESCONTO DE 50% ATÉ 31/12
11 de dezembro de 2024
More News
-
SERGIO FOLHA PEDE ATENDIMENTO ESPECIALIZADOS A ADULTOS COM TEA
21 de agosto de 2023 -
INSTITUTO ASSAÍ LANÇA APOIO PARA ORGANIZAÇÕES PROMOTORAS DO ESPORTE EM COTIA
17 de agosto de 2023 -
MÁSCARA É OBRIGATÓRIA NO TRANSPORTE PÚBLICO NO CAPITAL
25 de novembro de 2022