Por Rafael Cervone* e Carlos Del Nero Neto**
O CIESP Cotia, que também abrange Araçariguama, Embu das Artes, São Roque, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista, nasceu no primeiro dia de 1989 e renasce cada vez mais forte junto com o ano novo.
Neste 1º de janeiro de 2025, completando 36 anos de história, tem boas razões para comemorar, pois a indústria local apresenta avanços, para os quais a entidade tem contribuído de modo expressivo, com atuação pautada por uma vocação irresistível de inovar e muito trabalho em prol do fomento do setor.
A população regional somada é de 950.067 pessoas, conforme o Censo de 2022. A manufatura, responsável por 24,6%% dos postos de trabalho formais, é a maior empregadora local, mantendo 64.069 empregos diretos, conforme dados de outubro último. O volume é 6,78% maior do que os 60 mil registrados no mesmo mês de 2023. O número de empresas do setor também cresceu, passando de 1.524 para 1.806, o que significa expansão de 18,5%.
A indústria e o número de habitantes cresceram juntos.
Trinta anos atrás, Cotia tinha cerca de 107 mil moradores. Hoje, são quase 275 mil. Expansão foi de aproximadamente 160%. A cidade-sede da Diretoria Regional é uma das mais antigas localidades ocupadas no Planalto Paulista. Sua origem é ligada aos bandeirantes Fernão Dias Paes Leme e Gaspar de Godói Moreira, aos quais é atribuída a fundação da primordial capela em louvor a Nossa Senhora de Monte Serrate.
A localidade consolidou-se quando começaram as viagens entre São Paulo e Sorocaba, tornando-se uma povoação de estrada e passagem, próxima do aldeamento de Akuti, no Caiapiá, que mais tarde passou a se chamar Cuty e depois Acutia. Em 2 de abril de 1856, foi elevada à categoria de vila. Em 19 de dezembro de 1906, pela lei estadual 1.038, foi transformada em município, com a denominação de Cotia.
Esse breve relato, constante do acervo das secretarias municipais de Relações Governamentais, Turismo e Cultura, tem um ponto de inflexão importante no desenvolvimento da indústria da cidade e dos outros cinco municípios abrangidos pela jurisdição do CIESP Cotia. A Diretoria Regional é protagonista nessa história, trabalhando muito para o fortalecimento e o progresso da indústria e da economia na região.
No início de 2025, além de comemorar mais um aniversário, o CIESP Cotia soma-se, em mais um ano de trabalho e luta, à grande rede de nossa entidade, com mais de oito mil associados em todo o Estado de São Paulo, numa grande mobilização em favor do fortalecimento da indústria na região e no Brasil. O chão de fábrica é cada vez mais decisivo para o nosso desenvolvimento.
*Rafael Cervone é o presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) e primeiro vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).
**Carlos Del Nero Neto é o diretor-titular do CIESP Cotia.
COTIA ALERTA SOBRE GOLPES UTILIZANDO A SECRETARIA DA FAZENDA
16 de dezembro de 2024
More News
-
FESTIVAL DE ENCERRAMENTO DE ALUNAS DE BALÉ SERÁ DIA 10 DE DEZEMBRO
7 de dezembro de 2022 -
ATENÇÃO, LOJISTAS: CORREIOS ABRE EDITAIS PARA EXPANSÃO DE NEGÓCIOS
8 de janeiro de 2024 -
CLASSIFICADOS – CONCURSOS – EMPREGOS
18 de outubro de 2022