STARTUP FABRICA EMBALAGENS COM FOLHAS SECAS DA LIMPEZA URBANA

Fabricação de uma tonelada de papel convencional exige o corte de 50 eucaliptos, o consumo de 100 mil litros de água e 5 mil KW/h de energia, enquanto uma tonelada de papel reciclado não envolve o corte de árvores, reduz o consumo de água para 2 mil litros e diminui pela metade o gasto de energia.
Idealizada por um estudante ucrâniano, a Releaf Paper é uma startup que se especializou na produção de embalagens utilizando folhas secas provenientes da limpeza urbana.
De acordo o fundador Valentyn Frechka, foram anos de pesquisa até encontrar uma alternativa mais amigável ao meio ambiente em comparação com a celulose tradicional.
O processo da Releaf começa com a coleta a de material orgânico nas ruas das cidades. Em seguida, as folhas passam por um processo de limpeza e secagem, sendo transformadas em grânulos estabilizados, prontos para armazenamento de longo prazo. Livres de detritos, elas são carregadas em um reator químico especial, onde as fibras, influenciadas por processos físicos e químicos, são extraídas.
Para finalizar, o papel produzido é reciclável e possui um peso que varia de 70 a 300 gramas, tornando-o adequado para uma variedade de usos, principalmente em embalagens para o comércio eletrônico.
A reciclagem de papel desempenha um papel significativo na economia circular, representando metade do total global de papel reciclado.
Em 2021, mais de 50 milhões de toneladas de papel foram recicladas, o que corresponde a quase 70% do papel disponibilizado no mercado, conforme informações do Banco Mundial.
Além disso, estudos indicam que a produção de uma tonelada de papel convencional requer o corte de 50 eucaliptos, o consumo de 100 mil litros de água e 5 mil KW/h de energia, enquanto uma tonelada de papel reciclado não envolve o corte de árvores, reduz o consumo de água para 2 mil litros e diminui pela metade o gasto de energia.
(Da redação. Fonte: Instituto Água Sustentável – Fontes: Gabriel Ferri | Planeta Pós Pandemia/ Recicla Sampa / Releaf Paper)
PUPY, ELEFANTA QUE VIVEU EM CIDADE, ESTÁ A CAMINHO DE SANTUÁRIO NO BRASIL
18 de abril de 2025IBAMA APREENDE 101 AVES EM AÇÃO CONTRA O TRÁFICO DA FAUNA
17 de abril de 2025TJ/SP MANTÉM CONDENAÇÃO POR VENDA ILEGAL E MAUS-TRATOS DE ANIMAIS SILVESTRES
11 de abril de 2025
More News
-
‘CAFÉ COM DEUS PAI 2024’ É O LIVRO MAIS VENDIDO DO ANO NA AMAZON BRASIL
18 de dezembro de 2024