
Neste ano, Brasil já registrou mais de 100 casos da doença
O Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de infecção pela cepa 1b da mpox no Brasil. Segundo a pasta, a paciente, uma mulher de 29 anos que mora na região metropolitana de São Paulo, teve contato com um familiar que esteve na República Democrática do Congo, país que enfrenta surto da doença.
Em nota, o ministério informou que o caso no Brasil foi confirmado em laboratório, por meio da realização de sequenciamento para caracterizar o agente infeccioso. O exame permitiu a obtenção do genoma completo que, segundo a pasta, é muito próximo ao de casos detectados em outros países.
Ainda de acordo com o ministério, a Organização Mundial da Saúde já foi informada sobre o caso. Disse, também, que solicitou às autoridades de saúde de São Paulo o reforço da rede de vigilância epidemiológica e o acompanhamento da busca ativa de pessoas que tiveram contato com a paciente.
Em agosto do ano passado, a OMS decretou emergência de saúde pública de importância internacional por mpox e, aqui no Brasil, o Ministério da Saúde instituiu o Centro de Operações de Emergência para a doença que, segundo a pasta, permanece ativo no intuito de centralizar e coordenar as ações.
Em 2024, o Brasil registrou 2.052 casos de mpox. Até o início de fevereiro, 115 casos da doença haviam sido notificados, mas nenhum deles, até então, era da cepa 1b. Nenhum óbito por mpox foi identificado no nosso país ao longo dos últimos dois anos e a maioria dos pacientes, segundo o ministério, apresenta sintomas leves ou moderados. O mais comum é a erupção na pele, semelhante a bolhas ou feridas, que pode durar de duas a quatro semanas.
Causada pelo vírus Monkeypox, a doença pode se espalhar entre pessoas e, ocasionalmente, do ambiente para pessoas, por meio de objetos e superfícies que foram tocados por um paciente infectado.
(Da redação. Fonte: Radio Nacional – Cristiane Ribeiro, com informações da Agência Brasil. Imagem: Gov. Federal)
DIABETES TIPO 2: RASTREAMENTO DEVE INICIAR A PARTIR DE 35 ANOS
30 de abril de 2025ANVISA APROVA MEDICAMENTO PARA RETARDAR AVANÇO DO ALZHEIMER
24 de abril de 2025RECEITAS PARA CANETAS EMAGRECEDORAS SERÃO RETIDAS NA FARMÁCIA
17 de abril de 2025
More News
-
CNH: ATENÇÃO PARA A VALIDADE DE RENOVAÇÃO – AGORA, É DE 30 DIAS
6 de janeiro de 2023 -
DOMINGO (16), A PREFEITURA INAUGURA O NOVO COMPLEXO DE SAÚDE DE CAUCAIA
13 de junho de 2024 -
“BIBI, O MUSICAL” ESTREIA DIA 2 DE SETEMBRO
26 de agosto de 2022