
Revista em quadrinhos, fruto de parceria entre MDHC e Instituto Mauricio de Sousa, busca conscientizar crianças e adolescentes sobre o tema a partir da história da personagem Xabéu e sua avó, Dona Xepa, em uma jornada de aprendizado sobre o envelhecimento
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em parceria com o Instituto Mauricio de Sousa, lançou, nesta quarta-feira (26), a primeira revista em quadrinhos da Turma da Mônica dedicada à intergeracionalidade. O evento foi realizado em Brasília (DF), com a presença da ministra Macaé Evaristo.
O material, desenvolvido a partir de uma parceria firmada em 2024 entre o MDHC, por meio da por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI) e o Instituto Mauricio de Sousa, aborda o envelhecimento e a valorização da pessoa idosa de forma acessível para crianças e adolescentes.
Com versões impressa e digital em português e espanhol, o material busca sensibilizar famílias e educadores sobre a importância da convivência entre gerações.
Conscientização
A ministra Macaé Evaristo destacou que a iniciativa reforça o compromisso do MDHC com a promoção dos direitos humanos para todas as idades. “Essa revista faz parte de um esforço maior do ministério para garantir que o respeito às pessoas idosas esteja na base da formação das novas gerações. Precisamos combater a discriminação etária e fortalecer uma cultura de dignidade para todas as fases da vida”, afirmou.
A história
A revista em quadrinhos “Turma da Mônica em: Intergeracionalidade” narra a história de Xabéu, irmã mais velha de Xaveco, e de sua avó, Dona Xepa, em uma jornada de aprendizado sobre o envelhecimento e a valorização da pessoa idosa.
A trama também explora os desafios que podem surgir entre diferentes gerações devido a distintas visões de mundo e aos estereótipos associados à velhice, que resultam em discriminação e preconceito. Além disso, aborda o impacto desses fatores na dignidade e na saúde das pessoas idosas.
Baixe o gibi especial clicando neste link: TurmadaMnica.pdf
(Da redação, com informações e imagem da Agência Gov | Via MDHC)
EXPOSIÇÃO IMERSIVA SOBRE LIONEL MESSI ESTREIA NO SHOPPING ELDORADO
28 de abril de 2025NITRO CIRCUS TOUR BRASIL 2025 CHEGA A SÃO PAULO
25 de abril de 2025BLUE NOTE SÃO PAULO ANUNCIA SEU NOVO PROJETO
25 de abril de 2025
More News
-
AUTOTESTE PARA COVID É O SEGUNDO PRODUTO MAIS VENDIDO
4 de março de 2022 -
90% DA POPULAÇÃO DA UCRÂNIA SERÁ AFETADO PELA POBREZA, DIZ PNUD
22 de março de 2022 -
“QUEBRANDO BARREIRAS”: CONTEMPLADOS SÃO CAPACITADOS SOBRE USO DE LEITOR ÓTICO
19 de outubro de 2023