IR 2025: SAIBA ONDE BAIXAR O APLICATIVO PARA DECLARAR O IMPOSTO

Contribuinte tem até o dia 30 de maio para fazer a declaração
0
89

Faltando quinze deias para término da entrega da declaração do Imposto de Renda, até às 17h desta terça-feira (13), 23,4 milhões de pessoas haviam enviado suas declarações à Receita. O número é próximo da metade da estimativa de 46 milhões de declarações de 2025 feita pela Receita Federal.

Os contribuintes têm três opções para fazer a declaração do Imposto de Renda 2025: 

– pelo programa para computadores,

– pelo aplicativo para celular e

– pelo portal e-CAC na plataforma Gov.br.

O coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera, Amarildo José Rodrigues, explica como funciona cada opção.

Programa gerador

O contribuinte precisa baixar o programa gerador de declaraçãodisponível no site da Receita Federal do Brasil (clique aqui para ser direcionado à página.

O programa para computadores, chamado IRPF 2025, tem versões para Windows, macOS, Linux e multiplataforma.

Aplicativo para celular

aplicativo da Receita Federal (baixe pelo link) está disponível para os sistemas Android e iOS.

Em 2025, o nome do aplicativo para fazer a declaração mudou. Antes chamado de “Meu Imposto de Renda”, agora recebeu o nome de Receita Federal.

e-CAC

A terceira e última opção é realizar a declaração diretamente no portal e-CAC. É necessário ter acesso e senha na plataforma Gov.br (clique para acessar)

Cuidados na hora de baixar programa

O professor Alessandro Pereira Alves, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), alerta que o único órgão responsável por disponibilizar o programa é a Receita Federal.

“Não se deve baixar o programa de outros sites. Então, tem que ser o programa da Receita Federal”.

Uma forma de garantir que o aplicativo ou programa é autêntico é verificar o endereço do site. Se ele não estiver no domínio Gov.br, há risco de ser um software falso criado para roubar dados do contribuinte.

(Da redação, com informações da Ag. Brasil e Receita Federal. Imagem – Ag. Brasil)