
Em Goiânia, uma situação insólita chamou atenção da comunidade jurídica e ganhou repercussão nas redes sociais: um casal pretendia disputar, na Justiça, a guarda de uma boneca do tipo “bebê reborn”, modelo hiper-realista que imita recém-nascidos.
O caso foi revelado pela advogada Suzana Ferreira, que afirmou ter sido procurada por uma das partes envolvidas e relatou o caso em um vídeo publicado nas redes sociais. Ela diz que recusou a ação por considerar a ação de guarda de uma boneca juridicamente impossível.
Assista o depoimento da advogada clicando em https://www.youtube.com/embed/5579oIjLX98?autoplay=1
Segundo a profissional, a cliente, que se apresentava como “mãe” da boneca, buscava garantir judicialmente a posse da bebê reborn após o término do relacionamento.
A mulher relatou que o ex-companheiro também reivindicava a posse da boneca, alegando forte apego emocional. Segundo a advogada, ela queria que fosse regulamentada a guarda, pois a boneca fazia parte da estrutura familiar que eles haviam formado.
INSTAGRAM DA BEBÊ TAMBÉM É ALVO
A advogada contou que a boneca não era o único objeto de disputa: o perfil da boneca no Instagram também seria alvo.
Segundo Suzana, a página já estava gerando receita por meio de monetização e publicidade, e ambos os ex-companheiros desejavam manter o controle administrativo do perfil.
A cliente também solicitou a divisão proporcional dos custos com a boneca e o enxoval, reforçando que uma nova boneca não substituiria o vínculo emocional estabelecido com a reborn em questão.
IMPASSES JURÍDICOS
Apesar da recusa em seguir com a ação relacionada à guarda da boneca, Suzana Ferreira informou estar disposta a auxiliar juridicamente a mulher apenas em relação à disputa pela rede social, pois considerou esta sim uma causa legítima.
Ainda assim, a advogada relatou que a cliente ficou contrariada com a negativa.
ARTE E MEMÓRIA
Produzidas artesanalmente, as bonecas reborn são conhecidas por sua aparência extremamente realista, podendo custar de R$ 3 mil a R$ 10 mil. Muitas vezes utilizadas para fins terapêuticos ou como forma de lembrança de filhos falecidos, essas bonecas vêm ganhando espaço na cultura popular e no mercado digital.
No início de maio, “fãs” das bonecas realizaram encontro no parque Ibirapuera. Veja abaixo:
https://www.youtube.com/embed/oLpSs–1Ev4?autoplay=1
A relevância social do fenômeno é tamanha que, no último dia 7, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou um projeto que institui o “Dia da Cegonha Reborn”, a ser comemorado em 4 de setembro. A proposta aguarda sanção do prefeito Eduardo Paes. No projeto de lei, vereadores destacam o papel simbólico e afetivo das bonecas.
Com a febre das bonecas realistas, uma outra questão também se tornou projeto de lei: o ato de levar bonecas ao hospital, como se fossem bebês.
Em MG, o deputado estadual Cristiano Caporezzo protocolou, nesta terça-feira, 14, um projeto de lei para proibir que os donos de bebês reborn levem as bonecas para receber atendimento. Saiba mais clicando em Deputado quer lei para multar quem levar bebês reborn para hospitais | Metrópoles
Os casos revelam os desafios do Direito a lidar com novas formas de afeto, propriedade e convivência. Como alertou a própria advogada, “a loucura da sociedade impacta diretamente na nossa profissão e vai ser uma enxurrada de problemas para o Judiciário que nós podemos barrar um pouco”.
(Da redação, com conteúdo de https://www.migalhas.com.br/quentes/430394/casal-quer-disputar-guarda-de-bebe-reborn-na-justica-diz-advogada – Imagem gerada por Inteligência Artificial)
ÚLTIMA HORA: PREFEITURA LIBERA VACINA CONTRA GRIPE PARA TODA POPULAÇÃO
21 de maio de 2025GOLPE: PERFIL FALSO SE PASSA PELO INSS PARA DAR GOLPES EM BENEFICIÁRIOS.
15 de maio de 2025DIVALDO FRANCO, LÍDER ESPÍRITA, MORRE AOS 98 ANOS
14 de maio de 2025
More News
-
ABONO SALARIAL DE 2019 ESQUECIDO POR TRABALHADORES PODE SER PEDIDO
7 de abril de 2022 -
STF JULGA SE CORREIOS PRETERIU CONCURSADOS AO CONTRATAR TEMPORÁRIOS
28 de outubro de 2024 -
MEDLEY RECOLHE LOSARTANA DO MERCADO; OUTRAS MARCAS NÃO TÊM PROBLEMAS
11 de março de 2022