MURAL DE EDUARDO KOBRA É RECONHECIDO COMO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DE SOROCABA
Mural, em Sorocaba, valoriza a leitura; autor afirma que a street art era vista como inimiga do patrimônio público, mas sua arte foi reconhecida e oficializada como Patrimônio Cultural Imaterial do Município.
“Quando comecei minha carreira, há mais de 30 anos, muitas vezes a street art era vista – equivocadamente – como inimiga do patrimônio público. Mas, como dizem, o mundo dá voltas! Dias atrás, um mural meu, em Sorocaba, no interior paulista, foi reconhecido e oficializado como Patrimônio Cultural Imaterial do município. Justamente uma obra em que está em destaque a importância da leitura. Viva!”
Foi assim que Eduardo Kobra, um dos muralistas mais famosos e respeitados dos mundo brindou seus seguidores, hoje, nas redes sociais. E ainda acrescentou. “A pintura, a literatura e todas as formas de cultura são essenciais para que a vida valha a pena. Deixo aqui um obrigado especial ao povo de Sorocaba, pelo carinho”.
O reconhecimento é resultado do Projeto de Lei 79/2022, aprovado por unanimidade, em 3 de maio, em sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Sorocaba.
O mural foi pintado em trinta dias – entre 8 de janeiro de início de fevereiro de 2021, a convite do Colégio Ser (rua dr. José Aleixo Irmão, quadra 2, lote A, Sorocaba).
Antes de começar a reproduzir o desenho na parede de 22 metros de altura por 11 metros de largura , Kobra contou sobre seu novo trabalho, batizado de Escadateca, nas redes sociais. Revelou o tema – a importância da leitura e de obras literárias brasileiras e fez um alerta e um convite para seus fãs.
“O país perdeu 4,6 milhões de leitores nos últimos quatro anos (2015 a 2019), de acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (realizada pelos institutos Pró-Livro e Itaú Cultural). Isso não é nada bom: já somos um povo que lê pouco e os números indicam que esse hábito está diminuindo. Atualmente, apenas 52% da população brasileira tem o costume de ler (100,1 milhões de pessoas)”.
E prosseguiu: “Estou preparando um painel para destacar a importância dos livros, das obras da literatura brasileira. Quero sua ajuda para saber quais livros devo destacar. Comente aqui: qual seu livro brasileiro favorito? Qual obra mais marcou sua infância? Vamos fazer esse mural juntos?”.
O retorno foi fantástico: Kobra recebeu mais de 4 mil comentários (alguns com mais de uma sugestão), dos quais selecionou 100 títulos, que se juntaram a outros 100 escolhidos por ele, entre biografias – “que são livros fundamentais para meu trabalho e cronistas como Paulo Mendes Campos, Fernando Sabino e Luís Fernando Veríssimo, que lemos tanto na escola”, contou.
Kobra ainda incluiu o best-seller da pandemia Ideias para Adiar o Fim do Mundo, do líder e pensador indígena Ailton Krenak que, ontem, 12/5, recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Brasília, em cerimônia simpática e muito emocionante (assista no YouTube).
Um vídeo publicado em seu Instagram dá a dimensão da obra, ao mostrar o artista subindo uma escada para dar o último acabamento no livro O Quinze, de Rachel de Queiroz, pintado no mural.
No texto que acompanha a imagem, Kobra dirige uma pergunta a seus seguidores: “A literatura nos ajuda a chegar a lugares mais altos. Qual o próximo livro que você vai ler?“.
Siga o Instagram do Kobra em Eduardo Kobra (@kobrastreetart) • Instagram photos and videos
Siga o link: Mural de Eduardo Kobra é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial (conexaoplaneta.com.br) – Monica Nunes – 13/5/2022 – Fotos Ricardo Cirilo
BRASIL PEDE DESCULPAS PUBLICAMENTE PELA ESCRAVIZAÇÃO DE PESSOAS NEGRAS
22 de novembro de 2024“BRINCADEIRAS TRADICIONAIS BRASILEIRAS” CELEBRA 20 ANOS COM APRESENTAÇÕES EM COTIA
22 de novembro de 2024MINISSÉRIE ‘TINHA UMA JANELA’ GANHA EXIBIÇÃO ESPECIAL EM COTIA
21 de novembro de 2024
More News
-
IDOSOS: MINISTÉRIO REGISTRA MAIS DE 35 MIL DENÚNCIAS DE VIOLAÇÕES DE DIREITOS.
15 de julho de 2022 -
ÚLTIMA PARCELA DE AGOSTO DO AUXÍLIO BRASIL É PAGA HOJE
22 de agosto de 2022