MEU INSS: APLICATIVO UNIFICA FUNÇÕES E FACILITA O USO

0
819

Vários serviços acessíveis pelo aplicativo “Meu INSS” foram unificados num só espaço; funções foram redesenhadas, para facilitar a identificação e acesso, mas serviço de busca ainda tem falhas.

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) alterou o funcionamento do aplicativo e do site Meu INSS, com a reorganização de alguns serviços já oferecidos.

Atualizações cadastrais, por exemplo, que antes eram realizadas em espaços diferentes do site, foram unificadas em “Atualizar Cadastro e/ou Benefício”, independentemente de o segurado receber um benefício ou não.

Segundo o instituto, funções já existentes foram redesenhadas para facilitar identificação e acesso dos usuários. Porém, a busca por serviços ainda não foi atualizada e o segurado pode encontrar falhas ao tentar acessá-la.

VEJA SERVIÇOS QUE FORAM UNIFICADOS NO MEU INSS

Atualizar cadastro e/ou benefício: 

– permite atualizar dados cadastrais que faltam ou estão inconsistentes no Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais) e/ou no benefício e atualizar tipo e código de atividade realizada.

Atualizar procurador e representante legal: 

– para incluir, excluir ou renovar procurador e representante legal (tutor, curador, administrador provisório) do benefício.

Atualizar dados do Imposto de Renda: 

– permite pedir a retificação de dados ou valores do benefício no Informe de Rendimentos do INSS para declaração anual do IR (Imposto de Renda), incluir e excluir dependentes para dedução do IR no benefício e atualizar o tipo de tributação para “exterior” em caso de saída definitiva do país.

– Solicitar exclusão e reativação de empréstimo consignado judicial: 

pode ser usado para cumprir determinação judicial de exclusão ou reativação da consignação de empréstimo consignado.

Solicitar emissão de pagamento não recebido: 

– para casos de emissão de valores não recebidos pelo beneficiário e reativação do benefício suspenso ou cessado.

– Solicitar desistência, encerramento e renúncia de benefício: 

– utilizado para desistência ou cancelamento de benefício, encerramento em caso de óbito do titular ou encerramento de pensão por morte ou auxílio-reclusão.

SISTEMA PASSA POR AJUSTES

O INSS informou que a barra de busca ainda está sendo atualizada e os segurados podem clicar em “Novo Pedido” na lista de serviços e buscar pela opção desejada.

Ao tentar acessar os serviços antigos ainda não substituídos na barra de busca, opções como “Atualização de dados cadastrais” direcionam o usuário à página inicial ou levam a tela a ficar em branco, impedindo o acesso. Em alguns casos, apareceu o aviso “Erro ao tentar se comunicar com os serviços de requerimento”.