SETEMBROAMARELO: 7 cuidados essenciais que todo motociclista precisa ter para uma direção segura

0
304

Se você ama andar sobre duas rodas, mantenha atenção redobrada ao pilotar e evite possíveis acidentes

Independentemente da experiência e da quantidade de tempo pilotando motos, existem cuidados e atitudes que merecem ser relembrados e que são essenciais na proteção do condutor e de outras pessoas.

Abaixo, separamos uma lista de cuidados, equipamentos e dicas para uma direção mais tranquila segura. Confira!

 

1 – Mantenha-se visível no trânsito

Para melhorar a visibilidade de outros motoristas em relação à sua presença, o capacete precisa de adesivos refletivos que, além de estarem na regulamentação vigente, auxiliam na sua identificação. As roupas, como calça, macacões e jaquetas, também podem ter esses detalhes que ajudam na visualização de outros motoristas.

 

2 – Cuidado com cruzamentos

Respeitar a sinalização protege você e outras pessoas, além de evitar infrações. A pressa é inimiga da segurança! Respeite as faixas, placas e semáforos. Evite acelerar no sinal amarelo ou arrancar no verde, pois outros motoristas podem fazer o mesmo e acabar colidindo com sua motocicleta. 

 

3 – Utilize equipamentos de segurança

Não importa se o trajeto é curto ou longo, piloto e passageiro precisam sempre utilizar capacete e roupas adequadas para andar de moto. Além da segurança, o uso de aparelhos de proteção está previsto em lei, e o não cumprimento pode render uma multa.

 

4 – Não faça ultrapassagens nas curvas

Aguarde por um trecho reto para realizar uma ultrapassagem segura. Nas curvas, a sua visibilidade, assim como a de outros motoristas, fica mais limitada, principalmente em relação à pista contrária. Lembre-se também de não circular muito próximo a carros e caminhões para não ficar em pontos cegos.

 

5 – Mantenha atenção ao peso extra na sua moto

Sempre que levar um passageiro na garupa ou utilizar baús (top case), tenha em mente que está com massa extra sobre o eixo traseiro. Isso modifica o comportamento da moto, que fica menos estável e precisa de mais espaço nas frenagens.

 

6 – Redobre atenção em locais molhados

Reduzir a velocidade é necessário para não derrapar em pistas molhadas. Em caso de chuvas, principalmente as mais fortes, o ideal é parar em um local seguro e esperar que ela cesse. Já o piso molhado tem uma fina camada d’água que o pneu da moto não rompe, causando instabilidade e possíveis quedas. Por isso, é necessário fazer movimentos mais suaves e cautelosos.

 

7 – Garanta que a sua moto esteja apta a andar

A revisão é essencial em todos os veículos. Ela garante que a motocicleta está segura para transitar. E, além das revisões técnicas periódicas, é preciso ficar atento a outros pontos, como calibragem do pneu, nível de gasolina, fazer a troca de óleo e revisão de feios no tempo indicado ou após a bater a quilometragem indicada. Em caso de dúvidas, fale com um mecânico!

Todos os pontos mencionados acima, assim como tantos outros importantes, ajudam a manter a integridade da sua moto, sua segurança e de todas as pessoas que estão no trânsito.