
Palácio do Supremo Tribunal Federal na Praça dos Três poderes em Brasília
Decisão é do STF (Supremo Tribunal Federal), que decidiu manter a isenção do IR sobre pensão alimentícia, por unanimidade; pensionistas podem pedir de volta dinheiro recolhido, retroagindo a 5 anos.
O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou, por unanimidade, a decisão que isenta de imposto de renda (IR) os valores recebidos a título de pensão alimentícia, dando fim a uma disputa entre União e pensionistas que durava cerca de sete anos.
A isenção de IR das pensões alimentícias decorrentes do direito da família já havia sido decidida em junho pelo plenário, por 8 votos a 3.
Desta vez, porém, todos os 11 ministros rejeitaram um recurso em que a União dizia haver obscuridades e buscava amenizar a decisão do Supremo. O caso foi julgado no plenário virtual, em sessão encerrada na última sexta-feira (30/9).
O impacto fiscal pode ser grande, pois os pensionistas que tiveram o dinheiro recolhido pelo governo podem agora pedir o dinheiro de volta na Justiça, até o prazo legal máximo de cinco anos.
Prevaleceu ao final o entendimento do relator, ministro Dias Toffoli. Ele frisou, por exemplo, que “a tributação reconhecida como inconstitucional feria direitos fundamentais e, ainda, atingia interesses de pessoas vulneráveis”.
Por esse motivo, não seria possível impedir as cobranças indevidas feitas no passado pela Receita Federal, pois fazer isso seria ferir a dignidade da pessoa humana, cláusula pétrea da Constituição e “um dos fundamentos da pensão alimentícia”, escreveu o ministro.
Dessa maneira, Toffoli e os demais ministros que o seguiram rejeitaram qualquer modulação para que a decisão produzisse efeitos somente do julgamento em diante.
Fonte e foto Ag. Brasil)
TRF-1: MILTON RIBEIRO, EX-MINISTRO DA EDUCAÇÃO, VIRA RÉU POR HOMOFOBIA
26 de março de 2025ELEIÇÕES 2024: JUSTIFICATIVA DE AUSÊNCIA NO 1º TURNO VAI ATÉ 5 DE DEZEMBRO
2 de dezembro de 2024
More News
-
INJÚRIA RACIAL DEVE TER PENA AUMENTADA
9 de dezembro de 2022 -
STJ MANTÉM PENHORA EM CONTAS DE ESPOSA CASADA EM REGIME UNIVERSAL
28 de junho de 2023 -
COTIA ENCERRA REUNIÕES DE REVISÃO DO PLANO DIRETOR E LEI DE USO E OCUPAÇÃO DE ...
21 de dezembro de 2023