ISABEL DO VÔLEI MORRE AOS 62 ANOS

0
338

Ícone do vôlei foi acometida de pneumonia, que se agravou; ex-atleta representava o vôlei do Brasil, tendo recebido várias medalhas e reconhecida como uma das mais importantes atletas do Brasil.

Isabel Salgado – a Isabel do Vôlei – faleceu ontem, 16, aos 62 anos, no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, por síndrome aguda respiratória, agravamento de uma pneumonia que a acometeu. Segundo os jornais, até semana passada estava bem.

A atleta nasceu no Rio de Janeiro em  2 de agosto de 1960 e começou a jogar vôlei no Flamengo aos 12 anos, tendo sido campeã brasileira em 1978 e 1980. 

Logo se destacou entre as demais, o que a levou à seleção brasileira, defendendo o Brasil nos Jogos Olímpicos de Moscou (1980) e de Los Angeles (1984).

Isabel fez parte da geração que colocou o vôlei brasileiro como destaque no mundo, abrindo caminho para outras atletas que elevariam o país ao topo no esporte.

A jogadora saiu das quadras e foi para o vôlei de areia em 1992, sagrando-se campeã mundial da etapa de Miami em dupla com Roseli, em 1994.

Encerrou a carreira em 1997. Isabel foi também ativista, participando do Movimento Esporte pela Democracia e do Movimento Diretas Já.

Ela é mãe dos atletas Maria Clara Salgado, Carolina Solberg e Pedro Solberg, além de Pilar e de Alisson, que adotou em 2015. Isabel formou dupla com Maria Clara e Carolina. Depois, dedicou-se a fazer parte da gestão das carreiras dos filhos atletas.

Isabel Salgado, ao centro, com os filhos (da dir. para a esq.) Pilar Salgado, Maria Clara Salgado, Alisson Salgado, Carol Solberg e Pedro Solberg – Arquivo pessoal