Data foi celebrada com festa, com direito a bolo e legumes e até um selo especial para comemorar os 190 anos de Jonathan, o mais antigo e conhecido animal terrestre vivo no planeta. A tartaruga nasceu em 1832
Teve bolo com suas frutas e legumes preferidos, muitas visitas e até, o lançamento de um selo especial com a sua foto.
Isso tudo para celebrar os 190 anos de Jonathan, que não é só o quelônio mais velho do mundo, mas o mais antigo e conhecido animal terrestre vivo no planeta.
Jonathan é sem dúvida nenhuma o morador mais famoso de Santa Helena, uma ilha britânica situada no no Atlântico Sul, entre a América do Sul e o continente africano – a cinco dias de navio da Cidade do Cabo, na África do Sul.
A tartaruga chegou à Santa Helena no final do século XIX, em 1882, como presente de um cônsul francês ao governador da ilha na época, Sir William Grey-Wilson. Ela vive nos jardins da “Plantation House”, a residência oficial da administração local, ao lado de outros três indivíduos da mesma espécie: David, Emma e Fred.
E agora, em 2022, é o ano que Jonathan está comemorando quase dois séculos de vida. Foi escolhido o final de semana passado para marcar a data. A festa contou ainda com o lançamento de um vídeo animado sobre a vida da tartaruga, competição de artes e uma feira de Natal.
“Jonathan é realmente um tesouro nacional, amado pelo povo de Santa Helena – isso foi demonstrado quando a comunidade se reuniu para celebrar seu incrível marco”, escreveu o Departamento Oficial de Turismo da ilha em suas redes sociais.
UMA LONGA VIDA A SER CELEBRADA
Acredita-se que Jonathan nasceu em 1832, cerca de cinco anos antes da coroação da rainha britânica Vitória.
Durante a longa existência dessa tartaruga gigante de Seychelles (Dipsochelys Hololissa), o mundo teve duas guerras mundiais, sete monarcas no trono britânico e 40 presidentes dos Estados Unidos. A maioria desses líderes mundiais já se foi, mas Jonathan continua firme e forte.
Como era de se esperar, com seus 190 anos, o quelônio já apresenta alguns problemas de saúde. Ele é cego e não consegue mais sentir cheiros, por isso é alimentado, uma vez por dia, por veterinários. Seus alimentos favoritos são repolho, cenoura, pepino, maça, banana e outras frutas sazonais.
Mas apesar da idade centenária, ele ainda tem uma ótima audição e está ativo sexualmente. “Jonathan ainda tem boa libido e é visto frequentemente acasalando com Emma e às vezes, Fred – os animais geralmente não são particularmente sensíveis ao gênero!”, conta seu cuidador, Joe Hollins.
Assista vídeo de Jonathan sendo alimentando seguindo o link https://www.instagram.com/p/ClycGfcMVU4/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=embed_video_watch_again
(6 de dezembro de 2022 – Suzana Camargo – conexaopaneta.com.br)
Jonathan (à esquerda), entre 1882-86, nos jardins da Plantation House, em Santa Helena
PRODUTOS À BASE DE CANNABIS PODERÃO SER REGULARIZADOS PARA USO EM ANIMAIS
21 de novembro de 2024MAIS DE 74% DOS ANIMAIS REABILITADOS NO CETRAS-SP FORAM ENVIADOS DE VOLTA À NATUREZA
15 de novembro de 2024CÃODEIRANTE FARÁ EVENTO DE ADOÇÃO NO SHOPPING MORUMBI TOWN, DIA 16
13 de novembro de 2024
More News
-
Anvisa inicia consulta pública sobre regulamentação de bulas digitais
22 de dezembro de 2023 -
NOVA CARTEIRA DE IDENTIDADE COMEÇA A SER EMITIDA HOJE
26 de julho de 2022 -
INSTITUTO ABRE 4.500 VAGAS PARA CURSOS GRATUITOS ON-LINE
8 de dezembro de 2022