JIBOIA SANTINHA SE TORNA SÍMBOLO CONTRA ESTIGMA A SERPENTES

Jiboia Santinha se recuperou após tratamento contra espancamento brutal que quase a matou – e agora, torna-se símbolo contra o estigma contra serpentes.
Difícil imaginar que vídeos que mostram uma jiboia tenham milhares de curtidas nas redes sociais. Mas Santinha conquistou os internautas e seu caso ajudou muitas pessoas a deixarem de lado ideias pré-concebidas e distorcidas sobre cobras e serpentes.
Santinha é uma jiboia de 2,4 metros que foi brutalmente espancada na cabeça.
Com diversas fraturas e ferimentos, ela foi resgatada, em estado grave, pelo biólogo Izar Aximoff e por bombeiros após ser encontrada em uma via pública perto do Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro.
Levada para o Instituto Vida Livre, há mais de três meses ela tem sido cuidada pela equipe de biólogos.
“A estupidez, a maldade, a ignorância sem limites sobre espécies que escolhemos odiar. Essa jiboia fêmea, que já tem uma certa idade e que sobreviveu ao longo dos últimos anos, talvez não sobreviva ao seu último encontro com alguém decidiu agredi-la violentamente na cabeça”, escreveram logo no início do tratamento os biólogos.
Além de receber medicamento para minimizar a dor, a jiboia precisou ter a cabeça e mandíbula imobilizadas.
Nesse período ela precisou ser alimentada através de uma sonda inserida até a cavidade estomacal, com uma fórmula pastosa hipercalórico e hiperproteica, assim como receber uma hidratação “forçada”.
“Santinha está com a boca imobilizada e não pode beber água sozinha, bem como não pode ficar imersa em nenhum recipiente de água (elas se hidratam pela pele e pela cloaca) pelo risco de molhar a cabeça e estragar a imobilização”, explicou a equipe do Vida Livre.
Felizmente, pouco a pouco, a jiboia se mostra mais forte e reativa. No final de outubro, após longas semanas com a boca imobilizada, as ataduras foram retiradas. Todavia, exames e acompanhamento clínico continuaram a fazer parte de sua rotina.
Assista vídeos sobre a recuperação da jiboia Santinha em
(Fonte: conexão planeta – 8 de dezembro de 2022 – Suzana Camargo)
Santinha com a boca toda ensanguentada após o resgate
(Foto: Instituto Vida Livre)
PARA ONDE VÃO OS GATOS QUANDO SE ESCONDEM …
2 de abril de 2025IGUATEMI ALPHAVILLE PROMOVE MAIS UMA FEIRA DE ADOÇÃO PET NO DIA 22 DE MARÇO
19 de março de 2025PRIMEIRA EDIÇÃO DO CASTRAMÓVEL ATENDEU MAIS DE 350 ANIMAIS
12 de março de 2025
More News
-
PASSEIO: CONHEÇA O MAIOR DINOSSAURO DO MUNDO, NO IBIRAPUERA
16 de setembro de 2022 -
PROJETO ACOLHER ENCERRA A 5ª EDIÇÃO COM AÇÕES VOLTADAS PARA CRIANÇAS AUTISTAS
18 de dezembro de 2023 -
ELEIÇÕES MUNICIPAIS NÃO TERÃO VOTO EM TRÂNSITO
27 de setembro de 2024