ANIMAIS TÊM SENTIMENTOS  E MERECEM UMA VIDA SEM CRUELDADE

0
346

Organização Proteção Animal Mundial lançou uma campanha sobre a senciência animal, que será divulgada nas estações de metrô, aeroportos e outros locais públicos, além de redes sociais.

Medo, desespero, raiva, entusiasmo. Esses são apenas alguns dos sentimentos que animais podem experimentar. No passado, acreditava-se que apenas os seres humanos eram sencientes, mas há algum tempo a ciência já comprovou que diversas outras espécies de seres vivos também compartilham dessa capacidade.

Para aumentar o conhecimento sobre o tema e, assim, sensibilizar a população em relação à crueldade animal, mostrando a relação direta entre escolhas individuais de consumo e entretenimento ao sofrimento desses bichos, a organização Proteção Animal Mundial lançou uma campanha sobre a senciência animal.

“Como você se sentiria se passasse a vida inteira em uma gaiola? E se tivesse que dividir sua casa com centenas de outras pessoas, sem conseguir sequer se mexer? E se te sequestrassem, torturassem e obrigassem a fazer truques para uma plateia?”, são algumas das perguntas feitas pelas peças da campanha.

Na capital paulista, a população encontrará cartazes e outdoors espalhados pelas estações de metrô da linha verde (Paraíso, Brigadeiro e Trianon Masp), aeroportos e outros espaços públicos. No resto do Brasil, a Proteção Animal Mundial usará suas redes sociais para divulgar o alerta.

“A senciência está no centro de tudo o que fazemos, elevamos o bem-estar animal a um patamar de questão prioritária de importância global. Estamos em uma missão incansável para mudar a maneira como o mundo funciona e acabar com a crueldade e o sofrimento dos animais. Para sempre!” explica João Gonçalves, diretor interino da organização no Brasil. “Entender como eles podem sofrer e quais emoções experimentam é fundamental para melhorar seu bem-estar, a legislação e as práticas que os afetam”.

Segundo a organização, embora as leis brasileiras não reconheçam explicitamente a senciência, “são considerados aspectos essenciais do bem-estar animal, como garantir as necessidades fisiológicas, uso de ambientes onde possam respirar, mover-se ou descansar adequadamente, ou que tenham acesso à luz natural”.

Mas é preciso ir mais longe. E os brasileiros precisam ter a consciência de que suas ações podem fazer a diferença na vida dos animais, como por exemplo, não comprar produtos de origem animal oriundos de fazendas onde eles vivem confinados ou ainda, prestar atenção na hora de escolher um produto de beleza ou cosmético e se certificar de que a fabricante não faz testes de laboratórios com bichos.

Saiba mais sobre a senciência animal acessando o link Senciência animal | World Animal Protection

 

(Fonte: conexãoplaneta –  13 de dezembro de 2022 – Suzana Camargo)