
Remédio, à base de semaglutida, tinha liberação apenas para tratamento de diabetes, mas agora foi aprovado pela Anvisa para ajudar na perda de peso.
A ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou registro do medicamento Wegovy, que usa a semaglutida, mesma utilizada pelo Ozempic e Rybelsus, também para perda de peso.
O registro foi concedido no final de 2022. O remédio é fabricado pela farmacêutica Novo Nordisk, que tem previsão da chegada da droga no segundo semestre deste ano, e tem indicação para pessoas com sobrepeso somado a comorbidades ou tem algum grau de obesidade.
A orientação da Anvisa é para que esse uso se dê em pacientes com mais 30 de IMC — quando o quadro começa a ser considerado obesidade ou em pessoas com o IMC acima de 27, o chamado sobrepeso, com doenças associadas, como pré-diabetes, diabetes tipo 2, hipertensão ou problemas cardiovasculares.
O uso do remédio deve ser acompanhado pelo médico que o prescrever e consegue perda de peso global em torno de 6%.
O custo do medicamento é alto. Embora não tenha preço fechado no Brasil, nos Estados Unidos o tratamento mensal é em torno de 1.300 dólares por mês.
Entre os efeitos colaterais do medicamento, segundo a agência regulatória americana, Food and Drug Administration (FDA), estão: náusea, diarreia, vômito, dor de barriga, dor de cabeça e fadiga.
VACINA CONTRA GRIPE É SEGURA E NÃO CAUSA A DOENÇA; SAIBA MAIS VERDADES
14 de abril de 2025BAIXE A CADERNETA DE SAÚDE DA CRIANÇA, EM VERSÃO DIGITAL
11 de abril de 2025ABRIL MARROM: DOENÇAS QUE CAUSAM CEGUEIRA TAMBÉM AFETAM AS CRIANÇAS
10 de abril de 2025