Netflix e Prime Video lançam filmes que mostram que o amor pode superasr qualquer barreira ou problema. Tem desde Eddie Murphy até Jennifer Lopez e Tom Hanks. Também tem bom filme nos cinemas,lançado recentemente. |
CERTAS PESSOAS
- Onde: nesta sexta, 27, na Netflix
- O que tem de bom: Vivemos uma época de transformação nas relações sociais – e mesmo para aqueles que buscam entender o próximo, mas vieram de outra geração, fica difícil ter uma compreensão mais profunda do que isso significa. “Certas Pessoas” é sobre essa trajetória. Na história, um homem de família judaica, Ezra (Jonah Hill), se apaixona por Amira (Lauren London), que é de uma família muçulmana militante dos direitos civis. O casal está disposto a se entender, mas o problema passa a ser os pais de ambos. De um lado temos Shelley (Julia Louis-Dreyfus) e Arnold (David Duchovny), que, por mais que até se esforcem, estão presos em outra época. Já do outro há Akbar (Eddie Murphy) e Fatima (Nia Long), que participam da luta por igualdade desde os anos 1960 e, por isso, não confiam no genro. O resultado desse encontro, apesar da edição moderninha e da trilha sonora atual, não é para os jovens. Eles, em uma parte relevante, já buscam um entendimento. “Certas Pessoas” é para os pais deles, que ainda passam por um grande caminho de desconstrução e precisam do reforço positivo do amor superar qualquer barreira. Destaque para a presença de Kenya Barris, criador da série “Black-ish”, que faz a sua estreia na direção de um longa-metragem.
CASAMENTO ARMADO
- Onde: nesta sexta, 27, no Prime Video
- O que tem de bom: Pode ser difícil escolher um filme para assistir juntinho, não é mesmo? Afinal, um quer uma comédia romântica, enquanto o outro prefere um longa cheio de ação. A dica é que “Casamento Armado” junta as duas coisas. A história é relativamente simples: Darcy (Jennifer Lopez) e Tom (Josh Duhamel) vão se casar em uma ilha paradisíaca, para onde convidam suas respectivas famílias. Porém, além de todo o estresse que uma cerimônia grandiosa pode causar, o casal precisa enfrentar um grupo de sequestradores interessados no dinheiro dos convidados. A partir daí, entre uma discussão e outra, Darcy e Tom precisam enfrentar os vilões para salvar parentes e amigos. Vamos ser sinceros: o longa não é uma primazia e tem diversos problemas, mas consegue ter ritmo, divertir e entregar aquela mensagem piegas sobre amor que adoramos ver em uma comédia romântica. Ah, sim: o elenco é estrelado. Além de J.Lo e Duhamel, o filme conta com Sônia Braga, Jennifer Coolidge (“The White Lotus”), D’Arcy Carden (“The Good Place”), Cheech Marin (“Nascido em Los Angeles”) e até Lenny Kravitz.
TÁR
- Onde: nos cinemas – clique aqui para comprar ingressos
- O que tem de bom: A temporada de premiações segue a todo o vapor nos cinemas. Desta vez, a estreia da semana é “Tár”, indicado a seis Oscars neste ano – incluindo melhor filme, melhor atriz (Cate Blanchett) e melhor diretor. O longa é sobre Lydia Tár (Blanchett), uma maestro – como ela prefere ser chamada – de fama e reconhecimento internacional, sendo a primeira mulher a conduzir a Filarmônica de Berlim. No entanto, a musicista se torna soberba, utilizando o poder para manipular a realidade ao seu redor. Acontece que é impossível controlar absolutamente tudo – e quanto maior se é, maior a queda. Aos poucos o longa escrito e dirigido por Todd Field tece essa trama, em um drama psicológico que vai esquentando aos poucos e exige um grande grau de atenção aos detalhes. Dessa forma, temos o veículo perfeito para Blanchett, em um papel que a fez ser escolhida como a Melhor Atriz no último Festival de Veneza. O elenco ainda conta com Noémie Merlant (“Retrato de Uma Jovem em Chamas”), Mark Strong (“1917”) e Nina Hoss (“Barbara”).
O PIOR VIZINHO DO MUNDO
- Onde: nos cinemas
- O que tem de bom: A essa altura já é bem conhecido o problema que os norte-americanos possuem com filmes legendados, motivando Hollywood a produzir remakes de grandes produções estrangeiras apenas para colocarem atores locais, falando em inglês, no lugar. No entanto, no caso de “O Pior Vizinho do Mundo”, a mudança foi positiva. A refilmagem do sueco “Um Homem Chamado Ove” (de 2015) é extremamente bem-sucedida ao adaptar a história ao contexto atual dos EUA e ao criar novas camadas na relação dos personagens. Porém, é Tom Hanks que domina o show. O ator interpreta o protagonista, Otto, um idoso ranzinza recentemente aposentado, que perdeu a esposa para o câncer seis meses antes e pensa em tirar a própria vida. A transformação começa quando uma imigrante mexicana, o marido americano e as duas filhas se mudam para a casa em frente. Dessa forma, o personagem principal é obrigado a se reconciliar com o passado, em uma trajetória que o ajuda no presente. Para assistir com um lenço na mão. Por fim, uma curiosidade: o elenco traz o filho mais novo de Hanks, Truman, que interpreta o jovem Otto nos flashbacks.
ESQUADRÃO SECRETO
- Onde: Neste sábado, 28, em UOL Play e Paramount+
- O que tem de bom: Toda geração tem o seu “Pequenos Espiões”. Ou seja, um filme no qual crianças comuns precisam salvar o dia quando percebem que seus pais têm poderes/capacidades especiais – e “Esquadrão Secreto” é a bola da vez, em uma era de super-heróis e plataformas de streaming. Desta vez é Charlie (Walker Scobell, de “O Projeto Adam”) que descobre que é filho do super-herói Guardião (Owen Wilson), precisando se unir aos amigos para evitar que os vilões se apoderem da fonte de poder de seu pai. Bem inocente, tem aquele clima de “Power Rangers”. Cai como uma luva para o público que tem entre 6 e 10 anos de idade.
|
|
“
HARRY E SALLY: FEITOS UM PARA O OUTRO
|
Meg Ryan em uma das cenas mais famosas de ‘Harry e Sally’ |
- Onde: Prime Video
- O que tem de bom: “Harry e Sally: Feitos Um Para o Outro” (1989) é considerada por muitos como uma das mais importantes comédias românticas já feitas, tendo influenciado diversos filmes do gênero que vieram depois. Dirigido por Rob Reiner (“Conta Comigo”) e escrito por Nora Ephron (“Mens@gem Para Você”), conta os encontros e desencontros de Harry (Billy Crystal) e Sally (Meg Ryan) através dos tempos, indo da faculdade à vida em Nova York. Inteligente e com ótimas atuações, é um verdadeiro tratado sobre a vida (e o amor) do jovem adulto urbano. O elenco ainda conta com a saudosa Carrie Fisher, a nossa eterna princesa Leia.
ALEX STRANGELOVE
- Onde: Netflix
- O que tem de bom: Comédia românticas rendem histórias ainda mais interessantes quando ganham elementos dos enredos de amadurecimento – o que é o caso de “Alex Strangelove” (2018). A produção é sobre Alex (Daniel Doheny), que se apaixona pela melhor amiga, Claire (Madeline Weinstein). Até aí temos um romance adolescente comum – só que o protagonista acaba conhecendo Elliot (Antonio Marziale), que é abertamente gay e tem uma queda por ele. Assim começa um enredo sobre descobrir a si mesmo, em uma trajetória pela qual passam muitos adolescentes.
- O que te faz sentir: descoberta, aceitação
ENCONTROS E DESENCONTROS
- Onde: Netflix
- O que tem de bom: Nem sempre o amor acontece. Há aqueles sentimentos que ficam no ar, etéreos, e que nunca se consolidam por diversos motivos. Com o tempo, sobra apenas a sensação de estar próximo de sua paixão, junto com os sonhos do que poderia ter acontecido e um arrependimento de não ter tomado as rédeas da situação. “Encontros e Desencontros” (2003), de Sofia Coppola, traz tudo isso ao retratar o encontro de um ator de meia idade (Bill Murray) com uma jovem que acompanha o marido até Tóquio em uma viagem de trabalho. Enquanto ambos precisam lidar com a solidão, melancolia, jet lag e as frustrações de suas vidas, eles vão se aproximando – em um romance bastante atípico.
- O que te faz sentir: solidão, vulnerabilidade
QUATRO CASAMENTOS E UM FUNERAL
|
‘Quatro Casamentos e Um Funeral’ foi o filme que lançou Hugh Grant para o mundo |
- Onde: Prime Video
- O que tem de bom: Outra comédia romântica que marcou o cinema. “Quatro Casamentos e Um Funeral” (1994) apresenta Charles (Hugh Grant) e um grupo de amigos que só se vêem quando um deles se casa (ou morre). A partir disso desenrolam-se histórias de amor e união, com diálogos afiados. Além de Grant, a produção britânica conta ainda com Andie MacDowell (“Feitiço do Tempo”), James Fleet (“Razão e Sensibilidade”), John Hannah (“A Múmia”), Kristin Scott Thomas (“O Paciente Inglês”) e Rowan Atkinson (o famoso Mr. Bean).
CRUSH: AMOR COLORIDO
- Onde: Star+
- O que tem de bom: Outro filme desta seleção que une comédia romântica com história de amadurecimento. “Crush: Amor Colorido” (2022) é sobre Paige, uma jovem estudante do Ensino Médio apaixonada por artes. Para encontrar fugir de uma suspensão, ela se inscreve no time de atletismo – onde passa a conviver diariamente com um antigo crush, Gabby (Isabella Ferreira), e com a irmã dela, AJ (Auli’i Carvalho, de “Moana”). Surge um interessante triângulo amoroso, daqueles que envolve o espectador.
|
|
|