O novo golpe do cartão, agora, atinge os pagamentos por aproximação com cartões de crédito. O vírus criminoso bloqueia o pagamento por aproximação, forçando o uso do cartão físico e digitação de senha, para capturar dados. Caso ocorre em máquinas infectadas com o vírus Prilex. Especialistas recomendam desativação da aproximação.
A empresa de cibersegurança Kaspersky detectou o novo golpe que já está fazendo vítimas. Com ele, os criminosos conseguem acessar remotamente o sistema de pagamento eletrônico computadores de lojas, ao qual uma máquina de cartão está conectada por cabo e instalar o programa malicioso.
Com isso, os bandidos detectam quando uma transação será via aproximação – e bloqueiam a tentativa, gerando uma mensagem falsa de erro na máquina.
A ideia é forçar a vítima a inserir o cartão físico, cujos dados podem ser capturados. A partir daí, o cartão poderá ser usado em outra compra pelos golpistas, sem conhecimento da loja.
O que complica é que nem toda mensagem de erro significa tentativa de golpe. Pode ser um problema técnico, simplesmente. A recomendação é que o cliente tente novamente o pagamento por aproximação, mas em outro terminal.
O jornal Folha de S. Paulo publicou algumas medidas de segurança a tomar com os cartões por aproximação:
Na hora do pagamento
- O consumidor que receber a mensagem de erro no pagamento por aproximação não deve inserir o cartão físico na máquina para concluir a compra, sugere o especialista em segurança cibernética Rafael Franco.
- O ideal é insistir no pagamento por aproximação, em outro terminal. “[Aproximação] é uma tecnologia segura”, completa Fabio Assolini, da Kaspersky.
- Caso a mensagem de erro também apareça em outra máquina, o cliente deve buscar alternativas, como pagamento via PIX ou dinheiro.
- Suspeite ainda mais se a tela da máquina apresentar uma mensagem pedindo para que você insira o cartão. Esse aviso não é comum: as maquininhas costumam apenas informar que houve erro.
- Franco opina que é melhor “cadastrar seus cartões no celular, sempre vinculando (o uso) ao reconhecimento facial, e deixar os cartões físicos em casa”.
Após o pagamento
- Sempre verifique os comprovantes de valores emitidos nas faturas de cartão; caso existam gastos indevidos, entre em contato com a instituição financeira responsável e faça um boletim de ocorrência.
- Se possível, cadastre seu celular no aplicativo do banco para receber mensagem sempre que uma compra for autorizada com seu cartão.
Para lojistas
- Lojistas precisam redobrar a atenção com qualquer solicitação para verificar suas maquininhas.
- Antes de fazer o download de algum software solicitado, devem entrar em contato com a empresa do cartão para saber se aquilo é de praxe ou se algo está errado.
- Isso porque, segundo a Kaspersky, os bandidos podem entrar em contato com os comerciantes pessoalmente ou por telefone, se fazendo passar por funcionários de empresas de pagamento eletrônico, e pedir que o lojista clique em um link que seria relacionado a uma manutenção, mas, na verdade, é o que infecta os aparelhos com o programa malicioso do golpe.
PROCON-SP EMITE ALERTA PARA O GOLPE NO CARNAVAL
O Procon-SP emitiu alerta para o golpe do cartão no carnaval, quando as pessoas estão distraídas e desatentas.
A íntegra do comunicado do Procon:
“O @proconsp, vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, alerta para golpe que usa o pagamento por aproximação nas transações realizadas com cartão. Há notícias de pessoas que foram vítimas de criminosos que aproximam máquinas que usam essa tecnologia – conhecida como NFC – e debitam valores do cartão de crédito e de débito.
A recomendação do @proconsp é para que os consumidores desativem a função de pagamento por aproximação ou que, na impossibilidade, guardem o cartão em local seguro e que não fique longe de sua vista, como, por exemplo, bolso de trás da calça, mochila ou bolsa para trás do corpo.
Fernando Capez, diretor executivo do @proconsp, alerta o consumidor: “Tome muito cuidado, não coloque o cartão em local que seja fácil a aproximação da máquina sem que você possa ver, principalmente em situações de aglomeração. Fique atento e não termine o seu Carnaval no prejuízo!”
Assista o vídeo de alerta do Procon no link https://youtu.be/H6jIg0N8Cps
Imagem: Pronatec
Ilustração de máquina de pagamento com cartão conectada a um computador — Foto: Wagner Magalhães/g1
Na hora do pagamento
- O consumidor que receber a mensagem de erro no pagamento por aproximação não deve inserir o cartão físico na máquina para concluir a compra, sugere o especialista em segurança cibernética Rafael Franco.
- O ideal é insistir no pagamento por aproximação, em outro terminal. “[Aproximação] é uma tecnologia segura”, completa Fabio Assolini, da Kaspersky.
- Caso a mensagem de erro também apareça em outra máquina, o cliente deve buscar alternativas, como pagamento via PIX ou dinheiro.
- Suspeite ainda mais se a tela da máquina apresentar uma mensagem pedindo para que você insira o cartão. Esse aviso não é comum: as maquininhas costumam apenas informar que houve erro.
- Já Adriana Umeda, da Associação das Empresas de Cartões (Abecs), diz que tanto a modalidade de pagamento por aproximação quanto o uso do cartão com chip, inserido na máquina, são seguros: “Captura [de dados] é uma coisa, utilização é outra”, afirma. Segundo a integrante do comitê de prevenção a fraudes, as operações com cartão passam por uma série de elementos de segurança para serem autorizadas.
- Franco opina que é melhor “cadastrar seus cartões no celular, sempre vinculando (o uso) ao reconhecimento facial, e deixar os cartões físicos em casa”.
Após o pagamento
- Sempre verifique os comprovantes de valores emitidos nas faturas de cartão; caso existam gastos indevidos, entre em contato com a instituição financeira responsável e faça um boletim de ocorrência.
- Se possível, cadastre seu celular no aplicativo do banco para receber mensagem sempre que uma compra for autorizada com seu cartão.
Para lojistas
- Lojistas precisam redobrar a atenção com qualquer solicitação para verificar suas maquininhas.
- Antes de fazer o download de algum software solicitado, devem entrar em contato com a empresa do cartão para saber se aquilo é de praxe ou se algo está errado.
- Isso porque, segundo a Kaspersky, os bandidos podem entrar em contato com os comerciantes pessoalmente ou por telefone, se fazendo passar por funcionários de empresas de pagamento eletrônico, e pedir que o lojista clique em um link que seria relacionado a uma manutenção, mas, na verdade, é o que infecta os aparelhos com o programa malicioso do golpe.
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