Malware brasileiro limpa contas bancárias

Um malware (termo genérico para qualquer software maligno criado especificamente para infectar e prejudicar o sistema host ou seu usuário), criado por brasileiros, está atualizado para o sistema Android – e agora ficou ainda mais ameaçador.
O BRata pode controlar totalmente o smartphone da vítima e permite o esvaziamento de contas bancárias sem que a pessoa perceba; além disso, pode também resetar (zerar) o aparelho.
De acordo com o professor e coordenador do Curso de Ciência e Computação da FEI, “o programa malicioso atualmente é capaz de realizar leitura de apps criptografados, como o WhatsApp, roubar e-mails, acessar mensagens instantâneas, localizações e históricos de navegação. Além disso, tem acesso livre a logins e senhas de internet banking por meio de monitoramento em tempo real”.
De acordo com o professor, ao resetar o smartphone, impossibilita o usuário de encontrar qualquer vestígio do malware.
Mas, ainda de acordo com o especialista, é possível adotar medidas preventivas e de segurança básica. Anote: “uma delas é sempre analisar com atenção as permissões solicitadas por aplicativos no smartphone. Algumas dessas solicitações podem esconder malwares, a exemplo do BRata, e não são necessariamente úteis para o seu funcionamento ou preservação da privacidade”, conclui Plínio.
IR 2025: SAIBA ONDE BAIXAR O APLICATIVO PARA DECLARAR O IMPOSTO
14 de maio de 2025INSTITUTO FEDERAL DE COTIA DEVERÁ SER INSTALADO AINDA ESTE ANO
9 de maio de 2025
More News
-
ELEITORES SURDOS CONTAM COM INTÉRPRETES DE LIBRAS NAS ELEIÇÕES
5 de outubro de 2024 -
LISTAS DE LEITURA DE VESTIBULARES BUSCAM NOVAS IDENTIDADES
19 de maio de 2025 -
CÂNCER DE BOCA PODE PASSAR DESPERCEBIDO
20 de março de 2023