BANDIDOS ENVIAM BOLETO FALSO PARA DEVEDORES DO SERASA

0
309

Serasa faz alerta: bandidos estão procurando pessoas endividadas para aplicar golpes; a entidade identificou 30% de boletos falsos com nova ferramenta.

O Feirão do Serasa Limpa Nome está beneficiando milhares pessoas – mas golpistas estão procurando as pessoas endividadas para aplicar golpes.

O Serasa identificou 3.000 boletos e chaves Pix inautênticos entre mais de 10 mil consultas ao seu validador de pagamentos, ferramenta lançada em novembro que permite verificar se o boleto é verdadeiro.

Mas nem todos os clientes verificam a procedência do boleto, porque os golpistas usam também QR Code e Pix Copia e Cola para concretizar a fraude.

Os fraudadores procuram devedores em nome de empresas que renegociam dívidas. A busca dos golpistas é feita em redes sociais e oferecem aos endividados propostas melhores que a do mercado.

A Serasa afirma que só se comunica com clientes por seus canais oficiais: email, telefone e WhatsApp, verificado por selo azul. 

Quem quer renegociar dívidas pode procurar o Feirão Limpa Nome, da Serasa, que oferece propostas com descontos até 31 de março. O atendimento presencial em São Paulo foi até o dia 11 deste mês, mas as negociações podem ser feitas pelo site  Negociar dívidas com até 99% de desconto | Feirão sem fraude | Serasana capital paulista vai até este sábado (11),  

Um ponto importante: se o devedor faz a negociação com o golpistas, as instituições credoras não são obrigadas a ressarcir, já que o endividado fez a transação de sua livre vontade.

COMO SE PREVENIR

A Serasa informa que nunca conversa por redes sociais, a não ser quando  procurada em seus canais oficiais de atendimento ou com pessoas registradas.

A empresa também disponibiliza um verificador de meio de pagamentos na plataforma Limpa Nome, disponível na internet, no Google Play e na App Store.

As tentativas de fraudes podem ser registradas em boletins de ocorrência em delegacias online da Polícia Civil.

(Antonio Melo, com informações da SERASA. Imagem: divulgação)

Pessoas se reúnem em tenda no Largo da Batata para renegociar dívidas. Empresas oferecem até 99% de desconto – Divulgação