A comida para gatos deve ser um equilíbrio certo entre: água, proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas, minerais que obtemos da carne, peixe, vegetais e cereais.
Mas, apesar de gatos serem carnívoros, por que gostam de comer grama?
Num estudo feito por pesquisadores da Universidade da Califórnia e apresentado na 53ª Sociedade Internacional de Etologia Aplicada na Noruega (2019) – mais de 1.000 gatos foram vigiados de perto pelos tutores por mais de 3 horas por diados meus amigos felinos, eram vigiados de perto por seus pais de estimação por mais de 3 horas por dia.
Este importante estudo descobriu que:
- 71% dos gatos foram observados comendo grama ao menos 6 vezes na vida
- 11% nunca foram vistos comendo grama
- 91% dos gatos foram descritos como “normais” antes de comer a grama, ou seja, sem sinais de problemas digestivos
- 27% dos felinos vomitaram depois de comer grama
- 39% dos gatos estudados tinham menos de 3 anos, e apenas 11% destes vomitaram após comer grama
- Em gatos de 4 anos ou mais, os que vomitaram fizeram essa taxa aumentar para 27%
A conclusão foi que comer grama não é um sinal revelador de que um animal está ou se sente doente e, mais importante, é provável que seja um comportamento instintivo do gato, que nem mesmo o pai de estimação mais diligente conseguirá impedir.
A solução sugerida pela equipe de pesquisa, é garantir que os gatos tenham vegetação segura e não venenosa suficiente para comer, como grama de gato – mesmo que ela acabe no chão da cozinha!
A teoria sobre o porquê de comet grama
Os cientistas têm algumas teorias sobre por que os gatos gostam de comer grama.
- Às vezes, se o gato está estressado, pode se lamber excessivamente – e ingerir muito do próprio pelo. A grama ajuda a mover alimentos e bolas de pelos ao longo do trato digestivo para que não fiquem presos no intestino. E isso torna mais fácil para o gato evacuar ou vomitar.
- Provavelmente, os ancestrais dos atuais felinos domésticos podem ter feito o mesmo para remover pedaços indigeríveis de ossos, penas ou parasitas que possam ter ingerido vindos de suas presas.
- O suco de grama contém ácido fólico que ajuda na digestão.
- Mordiscar a grama pode ser uma espécie de diversão para os gatos.
Coisas para os pais de animais de estimação lembrarem
Não é uma coisa ruim se você ver o seu gato comendo grama. É a forma que ele tem de regular o sistema digestivo. Mas se você acha que seu gatinho está comendo muita grama, pode ser prudente levá-lo a um veterinário.
Pelo costume que os gatos têm de passear ao ar livre e lá mordiscar a grama, o tutor deve tomar cuidado para não pulverizar seu jardim com pesticidas, para não deixar o animal doente.
Também é importante certificar-se de que as plantas em sua casa são seguras para gatos. Há uma série de plantas que você pode tornar acessíveis para o seu gato – como Grama de Gato, uma planta Money Tree (Monguba ou Árvore do Dinheiro) ou uma planta Spider (Planta-Aranha).
Os animais são muito bons em se autorregular – logo, ingere apenas a quantidade de grama que precisa. Se estiverem comendo muito mais grama do que o normal, ou se você perceber que seu gato espirra mais do que o normal, a grama pode ter ficado presa no fundo da boca. Então, novamente, nesses casos, é melhor nos levar ao veterinário.
(Antonio Melo, com conteúdo e imagem de Vida de Bicho)
PRODUTOS À BASE DE CANNABIS PODERÃO SER REGULARIZADOS PARA USO EM ANIMAIS
21 de novembro de 2024MAIS DE 74% DOS ANIMAIS REABILITADOS NO CETRAS-SP FORAM ENVIADOS DE VOLTA À NATUREZA
15 de novembro de 2024CÃODEIRANTE FARÁ EVENTO DE ADOÇÃO NO SHOPPING MORUMBI TOWN, DIA 16
13 de novembro de 2024
More News
-
MOTOQUEIROS, ATENÇÃO: A LINHA CHILENA ESTÁ DE VOLTA
7 de agosto de 2023 -
PREFEITURA SE REÚNE COM ENEL PARA COBRAR MELHORIAS
24 de novembro de 2023 -
COM RITMO ATUAL, UNIVERSALIZAÇÃO DO SANEAMENTO OCORRERÁ EM 2070
18 de julho de 2024