ATLETA DE FAMÍLIA TRADICIONAL COTIANA GANHA MEDALHA DE PRATA EM CAMPEONATO INTERNACIONAL

0
416

Julia Rigaud Pontes, 14, foi selecionada pelo Team Brasil, para participar do Campeonato Mundial de Cheerleading, em Orlando. E não deu outra: o time trouxe para casa Medalha de Prata, conquistando o segundo lugar no campeonato internacional.

O cheerleading é uma modalidade competitiva, coletiva, que envolve elementos acrobáticos sincronizados em uma coreografia de 2´30”, com acompanhamento musical. O esporte  exige muita força e preparo físico e chegou ao Brasil em 2008, tendo sido reconhecido oficialmente como modalidade esportiva em 2023.

Até este ano, a equipe brasileira havia conquistado o quarto lugar como sua melhor posição na competição.

Neste ano, a equipe foi novamente competir, em Orlando, na Flórida, no Cheerlading Worlds 2023, que ocorreu entre 19 e 21 de abril. O time foi beneficiado pelo Compete Brasília, programa da Secretaria de Esportes e Lazer que viabiliza passagens terrestres e aéreas, nacionais e internacionais, para atletas do Distrito Federal.

E a equipe voltou ao Brasil ostentando uma Medalha de Prata, por ter conseguido o segundo lugar dentro da competição.

FAMÍLIA É DE CAUCAIA DO ALTO

Júlia Rigaud Pontes, 14 anos, foi selecionada pelo TEAM BRAZIL para participar do Campeonato Mundial de Cheerleading.

A atleta é descendente de família que tem suas raízes em Caucaia do Alto, tendo iniciado ballet aos 4 anos e, aos 7, começou a treinar Ginástica Artística em Osasco, participando de diversos campeonatos paulistas e nacional.

Há dois anos, Julia decidiu deixar a Ginástica Artística, mas continuar em algum outro esporte. Foi quando recebeu o convite para fazer o Try Out e conhecer o Cheerleading. “Foi amor à primeira vista. Comecei a treinar imediatamente aos finais de semana”.

Os treinos do Team Brasil aconteceram em Brasília todos os sábados e domingos, de janeiro a abril/2023. E de segunda a sexta-feira a Júlia se reunia com atletas do Galaxy em São Paulo. 

Confira as conquistas de Júlia no Cheerleading:

– 1° all girl stunt nível 3 (individual – nacional) 2021

– 3° team cheer all girl nível 2 (nacional) 2021

– 1° all girl stunt nível 4 (individual – nacional) 2022

– 1° Coed stunt nível 4 (individual – nacional) 2022

 

– 2° team cheer coed nível 3 (estadual) 2022

– 3° Best tumbling nível 2 (individual – nacional) 2022

– 4° team cheer coed nível 2 (brasileiro) 2022

– 5° team cheer coed nível 2 (nacional) 2022

APOIO FAMILIAR E DE AMIGOS

O cheerleading não é muito conhecido no Brasil e por isso não existem ainda patrocinadores. Assim, tão logo recebeu o convite para participar do campeonato internacional, a família de Júlia  fez uma “vaquinha’, conseguindo o apoio da família, amigos e da Secretaria de Esportes de Osasco e arrecadando o necessário para que a atleta pudesse participar.

Júlia é filha de Juliana Rigaud de Andrade Pontes e de Gabriel Rodrigues Pontes, neta de D. Maria de Jesus Rodrigues Prestes e bisneta de dona Esmeralda de Jesus e João Prestes, já falecido. A avó, dona Esmeralda, reside em Caucaia. 

Nasceu em Osasco, mas nunca deixou de prestigiar a terra de seus antepassados, que torceram por ela e acompanharam todos os seus passos.

A atleta participou do campeonato na categoria JR Coed Advanced e a competição foi entre os dias 19 e 21 de abril.

O Brasil participou também na categoria Coed Elite, onde obteve também medalha de prata na categoria ALL Girl, onde obteve o 4º. lugar.

O time vencedor (arquivo pessoal)

Júlia: a medalha de prata