A NOVA CRIATURA MARINHA DESCOBERTA PERTO DA ANTÁRTICA
Com nome de fruta e aparência de alienígena, criatura encontrada perto das águas geladas da Antártida, uma nova espécie de estrela-de-penas-morango foi batizado por seu formato igual a morango.
A vida marinha que habita nossos oceanos ainda nos surpreende todos os dias. Milhares e milhares de espécies desconhecidas para a ciência e outras que nos intrigam com sua aparência ou comportamento. É o caso de uma criatura encontrada perto das águas geladas da Antártica, uma nova espécie de estrela-de-penas – o nome popular já indica que só pode ser algo muito diferente.
A espécie foi batizada pelos pesquisadores que a descobriram de estrela-de-penas-morango porque o formato de sua base teria o mesmo formato da fruta. Já seu nome científico é Promachocrinus fragarius. Em latim, fragum significa morango.
Todavia, o que surpreendeu mais os cientistas envolvidos na descrição dessa espécie foi a quantidade de “braços” que ela possui, usados para sua locomoção. São 20 membros, que podem atingir até 20 centímetros de comprimento, que mais fazem lembrar as garras de um monstro alienígena.
Em geral, estrelas-de-penas têm dez braços. Essas criaturas pertencem à classe Crinoidea, que inclui estrelas-do-mar, ouriços-do-mar e pepinos-do-mar.
“À medida que continuamos a entender a diversidade de ecossistemas como a Antártica, ou outros habitats difíceis de amostrar, como o mar profundo, devemos continuar a apreciar o quão preciosas e importantes são essas áreas na manutenção de um ecossistema marinho diversificado”, diz Nerida Wilson, bióloga do Western Australian Museum, uma das pesquisadoras que assina o artigo científico com a descoberta da espécie.
(Da Redação, com conteúdo da conexaoplaneta.com.br/Suzana Camargo e informações dos sites Business Insider e Popular Science Foto: Greg W. Rouse)