A RAPOSA E O DENTE-DE-LEÃO: UMA DAS BELAS IMAGENS PREMIADAS EM CONCURSO

0
377

A British Wildlife Photography Awards, competição que premia os melhores fotógrafos de vida selvagem do Reino Unido, divulgou os vencedores de 2023; confira o belíssimo álbum de fotos que ganharam prêmio

Os britânicos aprenderam a conviver em harmonia com as raposas. 

Seja nas áreas rurais ou em grandes cidades, como a capital Londres, elas podem ser vistas em parques, quintais ou atravessando ruas. Estima-se que a população da espécie, a Vulpes vulpes tenha dado um salto nos últimos anos: de pouco mais de 30 mil animais na década de 90 para 150 mil nos dias atuais.

Nada mais natural então que elas sejam facilmente fotografadas. E como não se encantar com a sua beleza: o focinho alongado, as orelhas eretas, os olhos amendoados e o pelo grosso em tons de laranja e marrom?

Pois entre os vencedores deste ano do British Wildlife Photography Awards, competição que premia os melhores fotógrafos de vida selvagem do Reino Unido, estão duas imagens de raposa, inclusive, a que ganhou o prêmio principal.

Outra foto com raposa (veja link no final desta matéria), chamada de “Um Olhar para o Futuro”, Charlie Page conquistou a categoria “Vida Selvagem Urbana” e o 1o lugar geral do concurso.

“Eu sabia que encontraria raposas nesta área e queria uma foto com o pano de fundo industrial. Um dia, ao configurar minha câmera com um disparador remoto, uma raposa se aproximou à minha esquerda. Hesitante sobre o que fazer, fiquei imóvel e, surpreendentemente, a raposa parou bem na minha frente. Tirei a foto, mas fiquei confuso porque ela tinha chegado tão perto. Em retrospectiva, esse encontro provavelmente conta mais a história do que a própria foto. A vida selvagem se acostumou conosco invadindo seu habitat. Acho que a árvore derrubada e o olhar de saudade no rosto da raposa retratam essa tragédia perfeitamente. Espero que todas as fotografias da vida selvagem não fiquem assim nos próximos anos”, escreveu o fotógrafo.

Já a belíssima imagem, “Dormindo com Dentes-de-Leão”, que ilustra esta matéria, foi a vencedora na categoria “Retrato Animal”. O autor dela é Lewis Newman.

“‘Depois de passar muito tempo com essa raposa em particular, ela começou a perceber que eu não era uma ameaça. Isso me deu ótimas oportunidades fotográficas. Fui conhecendo sua rotina e, à medida que as flores silvestres começavam a crescer, eu a encontrava enrolada entre elas. Quando os dentes-de-leão começaram a abrir, havia alguns dias em que ela acordava coberta por eles”, contou ele.

Mas nem só raposas estão entre os destaques do British Wildlife Photography Awards 2023. 

Confira na matéria A raposa e o dente-de-leão: uma das lindas imagens premiadas no British Wildlife Photography Awards (conexaoplaneta.com.br) alguns dos demais ganhadores do concurso.

Fotos: divulgação British Wildlife Photography Awards

(Fonte: Conexãoplaneta.com.br – Suzana Camargo – 30 de março de 2023)