AÇÃO DE SAÚDE MARCOU O DIA DOS NAMORADOS EM COTIA

0
208

 Mobilização de equipes da Secretaria de Saúde de Cotia permitiu ações de testagem rápida de HIV e sífilis e ação de vacinação contra gripe em pessoas com idade a partir de 5 anos.

O amor está no ar. E a prevenção de doenças também.

Carregada pelo emblema ‘Sua saúde também merece ser amada’, no Dia dos Namorados (12 de junho), a equipe multidisciplinar da Secretaria de Saúde de Cotia desempenhou uma ação de testagem rápida de HIV e Sífilis. 

A mobilização, gerada em parceria com o Poupa Shopping Cotia, foi coordenada pelo Serviço de Atendimento Especializado / Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA). 

Por meio da Vigilância Epidemiológica, neste mesmo dia, também foi realizada uma ação de vacinação contra influenza (gripe) em pessoas com idade a partir de cinco anos, que ainda não tinham recebido a dose do imunizante.          

 

A mobilização de testes rápidos visa fornecer às pessoas o conhecimento sobre o seu estado sorológico. Uma delas foi a Alexandra Félix da Silva, que fez os testes de HIV e Sífilis. “Eu achei muito importante essa ação, porque, desse jeito, as pessoas vão saber bem mais sobre qual é o tipo de doença que ela tem ou não. Para mim foi bom ter feito o teste, mesmo que desse positivo eu ia me cuidar bem mais”, disse Alexandra.

 

O receio perante às ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) é comum, por esta questão a campanha leva informações primordiais sobre o cuidado com a saúde sexual, orientando e distribuindo materiais educativos e preservativos. “O medo também é devido a desinformação, então um dos objetivos desta campanha, além da testagem, do conhecimento e da questão sorológica da pessoa, é levar a informação ao maior número de pessoas”, discorreu Nélio Girardo, coordenador do SAE/CTA de Cotia.

 

Além de enfatizar a união entre amor e saúde, a ação levantou mecanismos que vão além do preservativo – mas que não o substituem -, como a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) e a PEP (Profilaxia Pós-Exposição). “Mesmo que a pessoa seja exposta a uma relação sem preservativo, por exemplo, temos a PEP (Profilaxia Pós Exposição Sexual), onde a pessoa tem até 72 horas para fazer o uso da medicação. Ela está disponível aqui do município no Pronto Atendimento do Parque São George, na UPA do Atalaia, no Pronto Atendimento de Caucaia e, até mesmo, no pronto-socorro infantil”, explicou Nélio.

(Fonte e imagem: Prefeitura de Cotia)