
Guia do Programa PEDIGREE® Adotar É Tudo de Bom e Ampara Animal elaboraram guia para tirar dúvidas e orientar interessados na adoção responsável de animais
Por que adotar?
As razões são inúmeras e cativantes, mas as principais são:
- Todo cão merece um lar feliz e hoje, existem mais de 20 milhões abandonados pelo Brasil.
- Quando adotados eles retribuem o cuidado da família com lealdade e amor incondicional.
- Com isso, todo cão desperta o nosso melhor, valorizando o amor e as pequenas alegrias do dia a dia. Por isso são grandes companheiros, contribuindo para o desenvolvimento de crianças assim como para a saúde de adultos e idosos.
- Adotar é uma alegria e uma responsabilidade para durar por toda a vida do seu cãozinho. Se a expectativa de vida deles é de 12 anos, conte com esses 4.380 dias de amizade, carinho e dedicação mútuos.
Eu nunca tive um cachorro em casa. O que eu preciso saber?
No momento da adoção a gente se torna responsável pelo bem estar do cãozinho. E quando acolhido com amor e respeito, ele começa a ficar bem, tanto física quanto psicologicamente, retribuindo cada cuidado com lealdade, amor e respeito incondicionais.
Lembre-se sempre que cães são seres vivos com sensações e sentimentos como tristeza, felicidade, dor, fome ou frio. Como um bom amigo leal possuem afinidades, vontade própria e necessitam de cuidado, carinho e atenção, desde a infância até ficarem idosos (muitos vivem por aproximadamente 15 anos).
Eles são instintivos, inteligentes e criam incríveis relações de afeto e carinho mútuo quando respeitamos e compreendemos a sua natureza.
O que é necessário para adotar?
Ser maior de idade, apresentar RG, CPF e comprovante de residência, além de estar disposto a cuidar dele com carinho e dedicação. É comum algumas ONGs cobrarem uma taxa simbólica de adoção para ajudar no trabalho de resgate e cuidados dos cães.
Como se preparar para a adoção?
- Preveja o espaço para o seu novo melhor amigo circular, dormir, brincar e fazer as necessidades. É importante que haja um local para ele ficar protegido das chuvas, sol e vento).
- Providencie um pote para ele se alimentar e outro para que ele tenha água disponível. E uma caminha ou casinha para dormir.
- Além disso, escolha um veterinário para cuidar da saúde, ministrar as vacinas e eventuais medicamentos, que seu cão precise.
- No momento da adoção, questione se o cão já está castrado, vacinado e vermifugado.
É importante também que ela seja um consenso entre todos os familiares que irão conviver com novo membro da família. Quanto mais gente dividir os cuidados diários, mais saudável e tranquilo o cão fica e mais alegria espalha para toda a família.
- Caso você more em imóvel alugado ou condomínio, verifique se animais são permitidos no espaço.
- Considere também que o animal vai necessitar de um período de adaptação no novo lar e isso demanda carinho e paciência. Ele provavelmente fará as necessidades fisiológicas fora do lugar, roerá alguns móveis, e bagunçará o ambiente até compreender suas regras.
De quais cuidados básicos o cãozinho vai precisar diariamente?
- Água à vontade
- Ração oferecida duas vezes ao dia
- Carinho, atenção e companhia, evitando sempre não deixá-los sozinhos por longos períodos.
- Passeio (lembre-se de recolher as necessidades dele durante o caminho).
- Educação com limites impostos por você, orientada pelo veterinário. Assim ele fica mais feliz e saudável, construindo um vínculo forte com você. Se necessário, conte com a ajuda de um adestrador para isso.
Crédito: pedigree.com.br
PARA ONDE VÃO OS GATOS QUANDO SE ESCONDEM …
2 de abril de 2025IGUATEMI ALPHAVILLE PROMOVE MAIS UMA FEIRA DE ADOÇÃO PET NO DIA 22 DE MARÇO
19 de março de 2025PRIMEIRA EDIÇÃO DO CASTRAMÓVEL ATENDEU MAIS DE 350 ANIMAIS
12 de março de 2025
More News
-
ANVISA PROÍBE IMPORTAÇÃO DE CANNABIS IN NATURA PARA USO MEDICINAL
21 de julho de 2023 -
SETRAM RETOMA ATIVIDADES DO PROJETO DE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO NAS ESCOLAS
13 de abril de 2023